Já ficou repetitivo dizer o quanto Max Verstappen dominou a temporada 2022 da F1. Sob todos os aspectos analisados, o holandês se colocou no topo em todos, tanto é que conquistou o seu bicampeonato com quatro etapas de antecedência.
Foram 22 provas disputadas do calendário do campeonato. Dessas, o titular da Red Bull esteve no pódio em 17 oportunidades, além de ter vencido nada menos que 15 vezes – nas outras cinco, duas abandonou por problemas no carro.
Então, não chega a ser uma surpresa ao ver que o competidor foi quem mais deu voltas nas posições do pódio na F1 em 2022. Foram 1009 giros totais entre o primeiro, segundo ou terceiro lugar.
Desse número total, Verstappen andou cerca de 61% do tempo na primeira colocação. Não a toa conseguiu o recorde de piloto com mais vitórias em apenas uma temporada – antes, Sebastian Vettel detinha o número com 13.
O segundo piloto que mais deu voltas dentro do top-3 foi Charles Leclerc, vice-campeão de 2022. O monegasco da Ferrari completou 775 giros entre as três primeiras colocações – foram oito pódios e três vitórias no ano.
Sergio Pérez vez logo atrás da dupla com 629 voltas e Carlos Sainz e Lewis Hamilton completam os cinco pilotos que mais andaram dentro das posições do pódio no campeonato.
Pilotos como Lance Stroll, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher deram ao menos duas voltas no top-3. Já Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Alexander Albon e Nicholas Latifi não deram nenhuma – não considerado a corrida Sprint. Todas as informações são do Lights Out Blog.