F1: Verstappen e Leclerc pedem que Pirelli faça mudanças nos pneus de chuva


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Os pilotos da Fórmula 1, Max Verstappen e Charles Leclerc, afirmaram que a Pirelli precisa fornecer pneus melhores para corridas com pista muito molhada.

No Grande Prêmio do Japão, as equipes utilizaram o pneu intermediário, apesar da água parada e do spray que se formava em Suzuka, por medo de usar para o pneu para chuva extrema, que tem problemas de aquecimento e é considerado impróprio para uso.

Somente quando a FIA exigiu o uso dos pneus para chuva extrema, as equipes os colocaram nos carros, embora tenham sido rapidamente abandonados quando a corrida recomeçou após o atraso de duas horas.

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Com o GP de Singapura também disputado em condições semelhantes, em que as equipes evitaram o pneu de chuva a todo custo, e o evento teve o horário de início adiado em uma hora, o bicampeão Verstappen e Leclerc pediram que a Pirelli melhore seu produto.

“Não quero tirar sarro de ninguém, mas acho que precisamos de pneus de chuva melhores”, disse Verstappen à imprensa. “O que era feito na década de 1990 ou no início de 2000, com a quantidade de água na pista, há uma grande diferença para hoje.”

“Estou muito feliz por ter alguns dias de teste e experimentar todos os tipos diferentes de pneus, mas precisamos de pneus melhores para chuva. Os pneus para chuva extrema são muito lentos e não levam muita água para longe. É por isso que todo mundo sempre tenta mudar muito rapidamente para o intermediário, porque é muito mais rápido”, disse o holandês.

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“Você podia ver de uma volta para a outra, fomos do extremo ao intermediário e fomos quase cinco segundos mais rápidos, e isso é muito. É por isso que ninguém realmente quer correr com os pneus de chuva extrema.”

“Talvez possamos realizar mais testes no molhado e trabalhar em conjunto com a Pirelli, para tentar encontrar pneus melhores para pelo menos ter a oportunidade de realmente correr no molhado”, acrescentou.

Por sua vez, Leclerc falou sobre a visibilidade, ou melhor a falta dela, nos carros de 2022 na chuva, devido ao spray levantado.

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“Acho que um grande problema desses carros é a visibilidade”, afirmou o monegasco.

“Então, tudo o que pudermos fazer para tentar melhorar a visibilidade e minimizar o spray, especialmente atrás dos carros, isso será extremamente benéfico, porque acredito que às vezes podemos realmente correr pelas condições da pista.”

“Mas por causa da visibilidade, fica muito perigoso você estar atrás, e não ver nada. Devemos tentar encontrar uma solução para tentar minimizar o spray”, finalizou Leclerc.

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