F1: Verstappen aponta como os diferentes estilos de disputa compõem a beleza do esporte


Na temporada de 2021, Lewis Hamilton e Max Verstappen protagonizaram uma disputa épica na competição, algo que em 2022 não pôde se repetir, dado as dificuldades da Mercedes e a superação da Red Bull. 

Contudo, os dois competidores acabaram revivendo a temporada passada durante o GP de São Paulo. Na volta sete, após a relargada, Verstappen tentou a ultrapassagem em cima de Hamilton, segundo colocado, no S do Senna. Os dois acabaram se tocando e caindo para trás no pelotão. 

No ocorrido, Verstappen foi considerado culpado e levou cinco segundos de punição. A disputa em particular com Hamilton divergiu de outras do holandês com Leclerc, por exemplo, em que ambos davam espaço um para o outro, sem maiores intrigas. 

“Todo mundo é diferente na maneira como disputa, corre, mas isso é o mais bonito do esporte, porque se todos fossem iguais, acho que seria muito chato”, argumentou Verstappen durante o FIA Prize Giving. 

“Sim, você tem muitos bons pilotos, mas se todos eles agem exatamente da mesma forma, não é muito emocionante assistir. Então, é por isso que acho que todos nós temos que apreciar, você sabe, a enorme quantidade de talentos que temos no mundo e, especialmente, é claro, na Fórmula 1”.

Max superou os obstáculos iniciais da temporada e se consagrou campeão com quatro etapas de antecedência, em uma campanha de 15 vitórias em 22 corridas. Perguntado qual título preferia, Verstappen não conseguiu responder. 

“Quero dizer, ambos são muito diferentes, mas não consegui escolher. Como o primeiro foi muito emocionante, não gostaria de trocá-lo pelo deste ano. Talvez se eu tivesse um terceiro, eu pudesse escolher!”

“Este ano foi realmente muito divertido, o ano passado foi a primeira vez que lutei para ganhar um título. Então, essa foi a primeira vez que tive esse tipo de experiência. Mas não posso escolher”, argumentou.  

Já sobre a melhor vitória da temporada, o holandês foi certeiro ao mencionar o GP da Bélgica, no qual iniciou em P14, devido a penalidades ocasionada pela troca do motor, e terminou com a vitória na margem de 18 segundos para o segundo colocado, Sergio Pérez. 

“Spa, apenas por causa do fim de semana que tivemos, como se tivéssemos colocado o carro na pista e tudo estivesse funcionando perfeitamente. Eu mal toquei no carro e estávamos quilômetros à frente dos outros”, destacou o campeão de 2022.

Anteriores Covid-19: Brasil registra 181 mortes e 42,6 mil mil casos em 24 horas
Próxima Alesp aprova reajuste do subsídio de parlamentares a partir de 2023