Com Max Verstappen largando da 11ª posição – consequência de uma troca de motor e consequente penalidade no grid – a McLaren esperava criar uma diferença considerável para o holandês já na classificação para o Grande Prêmio da Bélgica. No entanto, Lando Norris e Oscar Piastri enfrentaram dificuldades nas condições traiçoeiras do circuito de Spa-Francorchamps. Mais tarde, neste domingo, eles largarão em quarto e quinto, respectivamente. Max Verstappen não espera que os pilotos da McLaren permaneçam nessas posições por muito tempo.
Verstappen, partindo do meio do pelotão e tendo que ultrapassar vários concorrentes, fez com que a McLaren se tornasse a favorita para a vitória nas Ardenas belgas, explicou o campeão mundial da Red Bull Racing no sábado, após a classificação. “Observando o ritmo deles ontem (sexta-feira) na simulação de corrida, é incrivelmente forte,” disse Verstappen no paddock. “Eles parecem muito confortáveis na pista. Eles estão começando um pouco mais atrás, mas acho que são tão rápidos que rapidamente disputarão a liderança.”
Ele disse que a capacidade de Verstappen de atacar os McLarens em algum momento depende de vários fatores. “Depende também de como eu conseguirei avançar na primeira volta e outras coisas, mas eu já ficaria feliz se pudermos igualar esse ritmo de corrida. Começando um pouco mais atrás e também estando com pneus diferentes, não sei como isso vai se desenrolar. A maioria das equipes ao nosso redor tem dois jogos de pneus duros e nós não temos.”
“Não sei se isso é melhor ou não, claro, por enquanto, mas descobriremos amanhã. Mas sim, é definitivamente uma questão de limitar danos,” concluiu Verstappen, que já revelou anteriormente que não está esperando uma vitória em seu circuito favorito. Nos últimos anos, ele conseguiu vencer na Bélgica partindo do meio do grid.
A expectativa para a corrida é alta, considerando o ritmo demonstrado pela McLaren nas sessões de treinos livres. Verstappen reconhece o desafio que Norris e Piastri representam, mas mantém esperança de um bom desempenho, mesmo com as adversidades do grid. A estratégia de pneus será crucial, especialmente com a nova superfície de asfalto que favorece uma estratégia de duas paradas, conforme destacado por Mario Isola, chefe do projeto de F1 da Pirelli. A escolha dos compostos e a gestão durante a corrida serão determinantes para o resultado final.
Spa-Francorchamps, com suas condições climáticas imprevisíveis e suas características únicas, promete mais um emocionante capítulo na temporada 2024 da Fórmula 1, onde a combinação de habilidade, estratégia e um pouco de sorte poderá decidir quem cruzará a linha de chegada em primeiro lugar.
Fonte: f1mania