O holandês Max Verstappen, disse que é excessivamente cauteloso ao falar sobre suas disputas em corridas com Lewis Hamilton, ‘porque na Inglaterra isso pode ser rapidamente recebido como crítica’.
A rivalidade entre Verstappen e Hamilton se formou principalmente durante a temporada 2021 da F1, quando ambos estavam no centro de uma disputa muito acirrada pelo título, que durou até a última corrida do ano em Abu Dhabi.
E mesmo quando a Mercedes estava totalmente fora da disputa pelo título com seu problemático carro W13 em 2022, Verstappen e Hamilton ainda não conseguiram evitar algum atrito entre eles.
No GP de São Paulo em Interlagos, Verstappen e Hamilton voltaram a se tocar ao passarem pelo ‘S’ do Senna, incidente pelo qual o piloto da Red Bull foi considerado culpado e penalizado pelos comissários da FIA.
Durante uma entrevista ao Autosport, Verstappen disse que é mais cuidadoso com suas palavras quando se trata de discutir o assunto sobre Hamilton, pois comentários que não pretendem ser críticas são interpretados como tal, o que apenas aumenta o que já é um ambiente online muito tóxico.
“Na Inglaterra, isso pode ser rapidamente recebido como crítica”, disse Verstappen. “E então eu sou criticado por isso. Sempre respeito muito Lewis pelo que ele conquistou no esporte, mas é por isso que realmente não entendo por que não podemos correr como tenho feito com os outros.”
“Claro, todos são diferentes em sua abordagem. Eu sei que Charles (Leclerc) é um pouco diferente de George (Russell), ou de Carlos (Sainz) ou mesmo de Checo (Sergio Perez, companheiro de Verstappen na Red Bull), ou quem quer que seja”, disse o holandês.
“Tenho que ser um pouco mais cuidadoso com o que falo sobre Lewis, porque imediatamente é considerado uma crítica. E então as pessoas começam a odiar você, e essa não é minha intenção”, acrescentou.
Quanto às contínuas colisões com Hamilton, Verstappen não consegue explicar por que elas continuam acontecendo entre ele e o piloto da Mercedes.
“Bem, tenho que ter cuidado com o que estou dizendo aqui, mas com todos que lutei este ano, foram batalhas muito difíceis, agressivas e nunca nos tocamos de verdade”, disse ele.
“De alguma forma, com Lewis é uma história diferente. E sinceramente não entendo. Tipo, este ano, ok, não tivemos muitas disputas, mas no Brasil nós nos tocamos e não era minha intenção. Eu fui considerado culpado por isso, o que não achei justo. Acho que foi mais um incidente de corrida.”
“Mas eu não entendo. Talvez seja apenas uma coisa de geração, mas realmente eu não entendo”, finalizou Verstappen, que pode voltar a ter duras disputas com Hamilton, se a Mercedes conseguir produzir um carro melhor em 2023, como é o prometido pela equipe.