Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing, afirmou que desvendar a grande vantagem que a McLaren possui no gerenciamento de pneus, não é uma tarefa muito simples. O holandês e sua equipe ficaram para trás na corrida em Miami, com a dupla da McLaren conquistando uma dobradinha após as disputas iniciais com o tetracampeão de Fórmula 1.
Verstappen, que largou na pole position, conseguiu manter a liderança inicialmente após Lando Norris errar na curva 2. No entanto, após se esforçar ao máximo para segurar Oscar Piastri, o australiano o ultrapassou na volta 14, assumindo a ponta. Norris fez o mesmo quatro voltas depois, confirmando as dúvidas de Verstappen após a sessão de classificação sobre as chances de vitória da Red Bull.
“Acho que, no geral, eles são melhores na corrida”, disse Verstappen à imprensa. “Vocês viram isso com os pneus intermediários na chuva também na corrida Sprint. Assim que esses pneus começam a superaquecer, eles têm uma enorme vantagem. Então, todos nós estamos fazendo algo errado com os pneus, exceto a McLaren.”
Depois da corrida em Miami, Verstappen reiterou que o gerenciamento superior de pneus da McLaren foi o fator chave por trás do domínio da equipe. “Eles estavam muito à frente, eram muito mais rápidos que todos os outros na pista onde a degradação térmica é muito alta. Sim, eles têm uma vantagem enorme, acho que isso é bem claro.”
Questionado sobre uma teoria para explicar a vantagem da McLaren nos pneus, Verstappen respondeu: “Se soubéssemos disso, já teríamos mudado, certo? Mas não é tão simples”, disse ele.
Após as seis primeiras etapas na atual temporada, Verstappen está 32 pontos atrás do líder do campeonato, Piastri, e 16 pontos atrás de Norris o segundo colocado. Considerando as dificuldades com o carro e a iminente Diretiva Técnica que chegará na Espanha sobre a flexibilidade das asas, a situação poderia ser pior para o holandês.
No entanto, o contraste entre o desempenho na sessão de classificação e na corrida é motivo de preocupação para Verstappen, que explicou que a McLaren se comporta melhor no domingo. “Honestamente, acho que se você olhar as câmeras onboard na sessão de classificação, acho que fica bem claro, mas na corrida, você não precisa ir no limite o tempo todo e, claro, seus pneus ficam mais frios, então você tem mais aderência. É tão simples quanto isso”, acrescentou.
Apesar disso, Verstappen afirmou que a inferioridade da Red Bull para a equipe de Woking em dia de corrida, não se resume apenas ao gerenciamento de pneus. “Acho que também está na performance pura geral do carro, mas sim, o gerenciamento que eles têm com os pneus é incrível.”
Ele ainda sugeriu que corrigir o equilíbrio do carro da Red Bull não resolveria necessariamente todos os problemas com os pneus: “Ajudará, mas ainda teremos dificuldades, é claro, com o superaquecimento”, concluiu Verstappen.
🎥 Vídeos mais recente
Fonte: f1mania