Frederic Vasseur suspeita que o teste da Red Bull com o carro de 2022 tenha sido para focar no desenvolvimento. O regulamento permite que as equipes testem os seus carros de 2022, no entanto, muitas optaram por dar aos jovens pilotos uma oportunidade de pilotá-los, enquanto o teste realizado pela RBR foi com Max Verstappen.
O engenheiro-chefe da Red Bull explicou sobre a decisão de colocar Verstappen para testar:
“Realmente tentamos dar a Max uma referência de um carro anterior”, disse Paul Monaghan.
“Quando você está tentando avaliar os pontos fortes e fracos de um carro atual, sua referência é o carro atual e você pode dizer: ‘bem, em anos anteriores tivemos isso, tivemos aquilo’. Tivemos mesmo, por que não os pilotamos ao mesmo tempo?”
“Então, ao usar esse carro, tentamos dar a Max uma referência para julgá-lo e ele conseguiu nos dar feedback a partir disso. Depende de nós o que fazemos.”
Verstappen também respondeu sobre o teste que realizou, e disse que foi ele quem pediu para participar:
“Tivemos o teste com o carro de 2022, o que é permitido agora este ano, e eu só queria recuperar minhas referências porque faz um tempo que pilotei aquele carro”.
“Então, sim, é uma pista divertida também, claro, Imola. Tivemos um bom dia. Estava agradável e quente também, e foi bom refrescar minha mente sobre como aquele carro dirigia em comparação com este.”
Mesmo assim, Vasseur acredita que a Red Bull colocou Verstappen no teste em uma tentativa de contibuir para o desenvolvimento do carro.
“É mais desenvolvimento do que outra coisa”, disse o chefe de equipe da Ferrari.
“Não é para dar quilometragem a Max entre Barcelona e Áustria, naquela terça-feira você não faz nada, vai para Imola. É claramente desenvolvimento.”
Vasseur sugeriu que, caso os testes por temporada sejam restringidos, eles devem ter uma divisão por pilotos.
“Durante a temporada, acho que faremos provavelmente um pouco menos de 10 [testes]”, disse ele. “Mas você pode diferenciar os testes que você poderia fazer com seus pilotos, pilotos de corrida, quero dizer”.
“O que você poderia fazer com os pilotos jovens, mas isso para mim é outra abordagem, é dar-lhes a oportunidade às vezes de fazer quilometragem para o simulador, e assim desenvolvê-los”.
“Acho que se tivermos que regulamentar, teremos que dividir os dois aspectos, o dia que estamos fazendo com nossos pilotos, e o dia que estamos fazendo com os pilotos que não estão em competição”.
“Honestamente, assim eu diria algo estúpido, mas diria que fizemos duas ou quatro com nossos pilotos este ano, durante a temporada.”
Fonte: f1mania