A Ferrari deve continuar enfrentando problemas com o SF-24 no próximo GP da Hungria de Fórmula 1, mas o chefe da equipe, Frederic Vasseur, tentou tranquilizar os fãs quanto às atualizações do carro.
O pacote introduzido pela Scuderia na Espanha não teve o efeito esperado, resultando em queda de performance nas últimas quatro corridas, incluindo um abandono duplo no Canadá e zero pontos para Charles Leclerc na Áustria e na Inglaterra.
Aparentemente o problema está relacionado à aerodinâmica, com o retorno do ‘porpoising’, principalmente na Espanha, afetando o desempenho de Leclerc e Carlos Sainz. No GP da Inglaterra, a Ferrari retrocedeu na atualização e passou o fim de semana testando ambos os pacotes para encontrar uma solução, o que, segundo Leclerc, funcionou bem.
Questionado sobre a performance do carro, Vasseur destacou o bom histórico de atualizações da Ferrari em sua gestão e acredita que a equipe está perto de entender o problema.
“É um problema aerodinâmico, sim, porque mudamos peças aerodinâmicas e o ‘porpoising’ voltou a aparecer na Espanha”, afirmou Vasseur. “Para corrigir isso, existem várias soluções, com e sem comprometimento de performance, ou desenvolvendo um novo pacote e estamos nesse caminho agora.”
“Teremos que lidar com isso na próxima corrida com o carro atual, e quanto antes trouxermos uma atualização que reduza os saltos, melhor. Desde que cheguei, há dezesseis meses, todas as atualizações que trouxemos tiveram uma correlação muito boa com o que fizemos no túnel de vento. Esse era um dos pontos fortes da equipe no ano passado, trazer atualizações menores que sempre traziam resultados. Mas dessa vez, tivemos um problema”, disse Vasseur.
A esperança da Ferrari de realizar testes comparativos em Silverstone foi prejudicada pelo clima frio e chuvoso. Vasseur considerou difícil a decisão de ‘sacrificar’ os treinos livres de sexta-feira. No entanto, ele acredita que abrir mão do foco total na performance para entender os problemas do SF-24 foi a escolha certa.
“É difícil abrir mão de treinos de sexta-feira quando você sabe que vai perder tempo no fim de semana, mas tudo bem em esquecer o TL1 e TL2 para focar no médio prazo. Essa foi uma decisão muito difícil para a equipe”, disse ele. “Começamos o fim de semana, e foi ainda pior em Silverstone por causa do clima, o que nos colocou em uma situação complicada. Mas pelo menos sabíamos disso antes. Tomamos a decisão antes do final de semana e acho que foi a certa”, acrescentou.
“A correlação está boa, o downforce e a correlação estão corretos. Acho que ainda é uma dúvida para todos quando o ‘porpoising’ aparece, e é bem difícil de correlacionar porque você não tem isso no túnel de vento. Não quero entrar em muitos detalhes, mas todos nós temos métricas e você não pode prever que teria mais saltos com esse caminho de atualização do que com outro, mas saber se teria um impacto negativo na performance é outra história”, encerrou o chefe da Ferrari.
Fonte: f1mania