O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, pediu à FIA que já comece o planejamento dos regulamentos de 2035 para a Fórmula 1, destacando a necessidade de olhar para o futuro da categoria com antecedência. Com a temporada de 2026 prestes a estrear um novo conjunto radical de regras técnicas, a F1 está prestes a iniciar uma nova era, focando principalmente na eletrificação e em mudanças nos motores, que têm gerado insatisfação e falta de entusiasmo entre muitos no paddock.
Vasseur, em entrevista à Bloomberg, afirmou que a FIA deve agir rapidamente para projetar os regulamentos futuros: “Provavelmente, o desafio é manter o sucesso e a exposição da F1, liderando a tecnologia. O difícil é que há uma certa inércia nas decisões sobre o que serão as regras para 2035. Eu diria que quase precisamos decidir isso agora”, afirmou o dirigente da Ferrari.

A indústria automotiva, como um todo, está passando por transformações que podem não se alinhar com o retorno de motores de combustão interna (ICE) em sua forma tradicional, como os V10 ou V8, algo discutido recentemente dentro da F1. Embora a FIA tenha confirmado que as novas regras entrarão em vigor até o final de 2030, Vasseur acredita que é fundamental antecipar os desafios e decidir o futuro regulatório da categoria.
“O que é difícil é imaginar como será a indústria automobilística em 2035. As mudanças estão ocorrendo rapidamente, e é um grande desafio”, concluiu Vasseur, destacando a necessidade de um planejamento estratégico para garantir que a Fórmula 1 continue à frente do seu tempo, tanto em termos tecnológicos quanto comerciais.
Fonte: f1mania






