F1: Vasseur gosta da ideia de mudança no formato das corridas sprint


O final de semana do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, no final deste mês, será a primeira corrida da temporada 2023 a ter o formato sprint, que foi usado em três eventos na temporada passada.

No entanto, uma mudança importante no formato está definida para introdução nesse fim de semana, embora essa mudança ainda não tenha sido formalmente confirmada pela F1.

Essa mudança separaria o evento de corrida sprint do resto do final de semana do GP, com a sexta-feira tendo um treino livre e a qualificação para o GP de domingo.

A qualificação para a corrida sprint seria então realizada no sábado de manhã, no lugar do segundo treino livre, com a própria corrida sprint acontecendo no sábado à tarde, cujo resultado não teria mais impacto na ordem de largada para o GP, como foi até o ano passado. A ideia é que, ao isolar a corrida sprint do resto do fim de semana, os pilotos podem ser menos cautelosos durante a corrida de 30 minutos devido à menor probabilidade de prejudicar suas perspectivas para o GP.

Isso gerou muitas discussões entre os chefes de equipe, no final de semana do GP da Austrália, mas resultou em uma perspectiva positiva para o formato. Segundo o PlanetF1.com, teria havido uma aprovação unânime para o formato, mas o processo de ratificação completo, ainda tem que passar da Comissão F1 para o Conselho Mundial de Automobilismo, antes da confirmação oficial para o GP do Azerbaijão.

O chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, deu boas-vindas às mudanças no formato da corrida sprint, que será usado em seis eventos nesta temporada.

“Pela primeira vez, acho que todas as equipes estavam alinhadas”, disse Vasseur à imprensa. “Não é muito frequente que seja assim.”

O formato de corrida sprint usado até agora, resultou em um TL2 na manhã do sábado, se tornando uma sessão irrelevante, já que as condições de parque fechado já eram implementadas desde o início da qualificação na sexta-feira. Com as mudanças propostas, Vasseur vê os finais de semana mais dinâmicos.

“Gosto do formato. Não sou muito fã do habitual TL2 como foi nos outros finais de semana de sprint, às vezes é um bocado aborrecido. Tentar ter algo mais dinâmico durante o final de semana é uma boa decisão”, disse Vasseur.

“Se você assiste futebol, não vai assistir o treino de quarta-feira, quando eles estão apenas treinando, e provavelmente somos o único esporte em que colocamos um treino na TV”, acrescentou o chefe da Ferrari.

Caso as mudanças no formato sprint sejam ratificadas a tempo para o Azerbaijão, os outros finais de semana de corrida que sediarão o mesmo formato são: Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e Brasil (São Paulo).

Fonte: f1mania

Anteriores Quatro foragidos da Justiça são presos pela Polícia Civil em Cuiabá e no interior do estado
Próxima Traficante é preso em flagrante com arma de fogo furtada, dinheiro e produtos roubados