F1: Tsunoda perde 3 posições no grid depois de atrapalhar Hulkenberg


O piloto da Scuderia AlphaTauri, Yuki Tsunoda, recebeu uma punição de três posições no grid para a corrida deste domingo em Montreal após infringir o artigo 37.5 do Regulamento Esportivo da FIA durante a qualificação para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 de 2023. A decisão foi tomada pelos comissários após receberem um relatório do Diretor de Corrida. O piloto japonês largará, portanto, da 19ª posição.

De acordo com o relatório, Tsunoda teria “impedido desnecessariamente” Nico Hulkenberg, da Haas, na curva 10 durante a qualificação. Tsunoda, pilotando o carro 22, estava à frente do carro 27 de Hulkenberg em voltas rápidas. Hulkenberg estava ganhando terreno sobre Tsunoda e, ao entrar na curva 10, Tsunoda foi para a área mais larga da pista e voltou para a frente de Hulkenberg.

Os comissários avaliaram que Tsunoda considerava que ainda estava em sua volta rápida, apesar de estar aproximadamente três segundos mais lento do que seu tempo de volta anterior naquele ponto. Após analisar os dados de posicionamento/marcação do sistema, vídeo, tempo, telemetria, rádio da equipe e evidência de vídeo dentro do carro, os comissários determinaram que Tsunoda impediu desnecessariamente Hulkenberg.

Na avaliação dos comissários, após ir para a área mais larga na curva 10, Tsunoda poderia ter abandonado sua volta e se mantido fora da linha de corrida, o que teria evitado qualquer impedimento.

A decisão dos comissários é independente da FIA e é baseada unicamente nos regulamentos, diretrizes e evidências apresentadas. A Scuderia AlphaTauri e Yuki Tsunoda têm o direito de recorrer da decisão, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, dentro dos prazos aplicáveis.

Fonte: f1mania

Anteriores Steiner animado, mas realista com P2 de Hulkenberg: “Objetivo é marcar pontos”
Próxima F1: “Foram condições muito difíceis”, afirmou De Vries