F1: Toyota responde a rumores sobre volta à categoria


A Toyota se pronunciou sobre os rumores de um possível retorno à Fórmula 1. Recentemente, surgiram notícias de que a montadora japonesa estaria em negociações com a Haas para uma parceria que facilitaria sua volta à categoria.

Segundo publicações húngaras e holandesas, a Toyota que deixou a F1 após a temporada de 2009, teria entrado em contato com a Haas. A especulação envolve um acordo de patrocínio similar ao que existia entre a Alfa Romeo e a Sauber até o final de 2023, ou até mesmo uma colaboração técnica para o desenvolvimento do chassi do carro da Haas, incluindo o uso do túnel de vento da própria Toyota em Colônia.

A Haas preferiu não comentar o assunto, mas a Toyota não negou a possibilidade. “Não há nada a dizer sobre esse assunto, além do fato de que a Toyota continuará a desenvolver carros cada vez melhores e pessoas através do automobilismo”, disse um porta-voz da Toyota ao PlanetF1.com.

No momento, a participação da Toyota no automobilismo de alto nível se dá através da Toyota Gazoo Racing, que compete no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e no Campeonato Mundial de Rally (WRC). Durante o final de semana do GP da Inglaterra, alguns fãs notaram a presença de Masaya Kaji, gerente geral de engenharia de motores da Toyota Gazoo Racing, no box da Haas.

Segundo algumas informações que estão cirulando, a Toyota também planeja patrocinar outras equipes de F1 e quem sabe, construir seu próprio motor no futuro. Um retorno da marca colocaria a Toyota frente a frente com a Honda, sua rival no mercado japonês, que vem dominando a categoria desde a conquista do primeiro título com a Red Bull em 2021.

A partir de 2026, a Fórmula 1 terá um novo regulamento para motores, com a volta oficial da Honda como fornecedora da Aston Martin. Oficialmente, a Toyota evita demonstrar interesse em retornar à F1. No fim da temporada passada, quando o piloto Ryo Hirakawa foi contratado como piloto júnior pela McLaren, o vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, Kazuki Nakajima, descartou a possibilidade: “No momento, a resposta é um claro não. É apenas para dar a um piloto a chance de entrar na F1. Mas é claro, tudo pode ser pensado, e há muitos rumores. Quem sabe o que o futuro reserva?”, disse ele na época.

Fonte: f1mania

Anteriores Stephen King pede a Biden que desista de buscar a reeleição; Musk ironiza o pedido
Próxima TJ mantém decisão que veta acúmulo de aposentadorias e manda ex-presidente da AL devolver R$ 8 milhões