O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost, disse que Yuki Tsunoda deu um ‘grande passo à frente’ para a temporada 2023 da Fórmula 1.
Após a saída de Pierre Gasly para a Alpine, Tsunoda se tornou o piloto mais experiente na AlphaTauri, depois da chegada de Nyck de Vries.
Embora De Vries tenha vasta experiência no automobilismo, incluindo o título na Fórmula E pela equipe Mercedes, além de ter sido reserva da equipe na F1, o holandês não é um competidor experiente na categoria.
A AlphaTauri afirmou antes do início da atual temporada, que esperava muito de Tsunoda, que está em seu terceiro ano na F1 e com a equipe.
Os contratos tanto de Tsunoda quanto de De Vries, terminam no final da atual temporada, com um grupo de jovens pilotos apoiados pela Red Bull ansiosos para subir para a F1.
Mas Tost disse que, até agora, Tsunoda apresentou um crescimento admirável. “Yuki deu um grande passo à frente”, disse Tost. “Não apenas do lado da pilotagem, mas também no lado técnico.”
“O feedback técnico dele é muito bom e devo dizer, também, que sua corrida no Bahrein foi competitiva. Acho que ele tirou o máximo proveito do carro”, disse Tost.
De Vries fez sua estreia na F1 no GP da Itália do ano passado com a Williams, substituindo Alex Albon que teve uma crise de apendicite naquele final de semana, e conseguiu um excelente P9, pontuando em sua primeira corrida na categoria, o que o ajudou muito para conseguir a vaga de titular na AlphaTauri este ano.
Embora ele não esteja tendo o desempenho esperado por enquanto, Tost continua apoiando o campeão da Fórmula 2 e da Fórmula E. “Nyck ainda está aprendendo”, disse Tost. “O que temos que fornecer aos pilotos é um carro rápido e aí eles estarão lá.”
“Ambos são pilotos altamente qualificados, ambos mostraram no passado que podem vencer corridas, que podem vencer campeonatos. Cabe à equipe fornecer a eles um carro competitivo. Nyck vai evoluir, e se tiver um bom carro, ele estará lá”, afirmou o chefe da equipe.
“Sabe, se você é um piloto jovem, um novato na Fórmula 1, é ainda mais difícil se o carro causar problemas. É mais fácil com um carro competitivo mostrar um bom desempenho. E estou convencido de que Nyck aumentará seu desempenho e nos mostrará boas corridas”, encerrou Tost.
Fonte: f1mania