F1: Tost demite engenheiro da AlphaTauri em quem não confiava


O chefe da AlphaTauri, Franz Tost, disse que voltou a confiar nos engenheiros da equipe, depois que uma figura ‘problemática’ foi embora, segundo o próprio Tost.

De maneira um tanto quanto incomum, recentemente Tost criticou abertamente os engenheiros da equipe, pouco antes do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, chegando a dizer que não confiava mais neles, depois que algumas promessas feitas durante as férias não se concretizaram.

“Os engenheiros me dizem que fizemos um bom progresso, mas não confio mais neles”, disse Tost em Jeddah. “Só quero ver o tempo de volta porque é a única coisa que conta.”

“Porque durante os meses das férias, os engenheiros me disseram: ‘O carro é fantástico, nós fizemos um grande progresso’, então fomos para o Bahrein e não chegamos a lugar nenhum”, disse Tost na época.

A AlphaTauri começou 2023 sem pontos nas duas primeiras corridas da temporada, antes de Yuki Tsunoda marcar o primeiro ponto da equipe no GP da Austrália, mas o desempenho melhorou desde então, com Tsunoda novamente terminando entre os dez primeiros em Baku.

Isso ainda os coloca apenas em P9 na classificação dos construtores, apenas um ponto à frente da Williams.

Quanto ao motivo pelo qual a AlphaTauri parece estar funcionando um pouco melhor, pelo menos em um lado da garagem, Tost disse que a resposta era simples, alguém perdeu o emprego.

“A pessoa em quem eu não confiava mais está fora, como você pode imaginar”, disse ele durante a coletiva de imprensa dos chefes de equipe antes do GP de Miami. “Agora é totalmente fácil, e eles fazem um bom trabalho”, acrescentou.

É claro que quando qualquer chefe de equipe responde dessa maneira, a pergunta seguinte na mente de todos sempre será: ‘Quem foi demitido?’

Tost não foi questionado sobre o assunto durante a coletiva, mas o Motorsport.com, informou que foi o chefe de aerodinâmica, Dickon Balmforth, a pessoa que foi demitida.

Balmworth ingressou na AlphaTauri em maio de 2018, tendo passado doze anos na Red Bull, e antes disso quase três anos na Williams.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Sainz acredita que Verstappen deve superá-lo, mesmo largando mais atrás
Próxima F1: Williams ficou com sentimentos mistos na qualificação em Miami