F1: Tost comenta sobre sua aposentadoria e história da AlphaTauri


O chefe da AlphaTauri, Franz Tost, falou sobre sua decisão de deixar seu cargo e a Fórmula 1 no final da temporada 2023, após muitos anos trabalhando na categoria.

Tost, de 67 anos ingressou na equipe de Faenza em 2006, quando a Red Bull comprou a Minardi, transformando-a em uma equipe irmã, a Toro Rosso, que posteriormente foi rebatizada de AlphaTauri.

Foi anunciado no mês passado, que Tost irá se aposentar no final deste ano, e será substituído pelo atual diretor esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, na temporada 2024 da F1.

Além disso, a AlphaTrauri recrutou o ex-executivo da FIA, Peter Bayer, para começar ainda este ano como CEO da equipe.

“É hora de ir”, disse Tost. “Acho que este é o momento em que vou entregar a equipe a outras pessoas que podem fazer um trabalho muito melhor do que eu. Acho que é a maneira correta de fazer isso, e estou mais do que ansioso para que Peter Bayer e Laurent Mekies assumam a liderança do time”, acrescentou.

A equipe de propriedade da Red Bull, serviu como plataforma de lançamento para alguns dos pilotos mais bem-sucedidos da história moderna da F1, com nomes como Sebastian Vettel, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, percorrendo este caminho.

“Eu acho que quando Dietrich Mateschitz decidiu comprar a equipe Minardi, ele disse que um dos principais pilares era preparar os jovens pilotos para a Red Bull, e foi isso que a equipe fez.”

“Olhando para trás, havia alguns pilotos altamente qualificados como Sebastian Vettel e, claro, Verstappen”, disse Tost.

A AlphaTauri, mesmo quando ainda se chamava Toro Rosso, nunca conseguiu mais do que o sexto lugar no campeonato de construtores, e atualmente está atualmente em nono na classificação após um início de temporada relativamente fraco.

“Eu sei que Vettel e Verstappen ganharam muitas corridas, campeonatos e assim por diante, mas também há alguns outros pilotos que foram muito rápidos, como Carlos Sainz, como Pierre Gasly, Daniel Ricciardo, e agora Yuki Tsunoda”, continuou Tost.

“Há alguns pilotos que realmente melhoraram muito com o tempo, estiveram em nossa equipe e fizeram um trabalho muito profissional, se desenvolveram e isso é bom de ver”, concluiu Tost.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Verstappen coloca à venda ingressos para arquibancada exclusiva no GP de Las Vegas
Próxima F1: Jordan acredita que Verstappen herdou o talento de sua mãe