Flavio Briatore, reconheceu nesta sexta-feira (29) que pode ter errado ao colocar pressão demais sobre Franco Colapinto, que ainda não conseguiu pontuar na temporada 2025 da Fórmula 1 e é considerado uma das grandes decepções do ano até o momento. O argentino, que substituiu Jack Doohan, está tendo muitas dificuldades com o carro da Alpine.
Durante a programação do GP da Holanda, em Zandvoort, Briatore admitiu que sua abordagem com os jovens pilotos pode ter sido dura demais. “Trocamos Doohan por Franco e talvez ele tenha o mesmo problema de pressão excessiva para estar na Fórmula 1”, afirmou ao site Motorsport.com “Talvez tenhamos colocado pressão [demais] nele. Precisamos considerar, às vezes, que o piloto é um ser humano e precisamos, às vezes, entender exatamente o que se passa na cabeça deles, porque são jovens; 19, 20, 22, 23…”

O italiano também reconheceu que a Alpine pode ter subestimado o lado humano dos pilotos. “É nosso erro, às vezes, subestimar a parte humana do piloto. Estamos sempre procurando pelo timing. Talvez eu tenha errado em algo na gestão do piloto. Não estou feliz se você olhar para os resultados, isso é o que importa. Ele se esforçou muito. Nós nos esforçamos muito com a equipe de engenharia para agradá-lo em tudo, mas realmente não é o que eu espero de Colapinto.”
O futuro do argentino dentro da equipe é incerto. Com a confirmação de Valtteri Bottas e Sergio Pérez na Cadillac, as opções da Alpine ficam limitadas, mas até o momento a equipe não demonstrou sinais de qual caminho irá tomar em 2026.
Fonte: f1mania