Esteban Ocon e Fernando Alonso não começaram o fim de semana em Interlagos da forma mais amigável, durante a sprint race de sábado os dois acabaram tendo um toque na curva 4, que danificou a asa dianteira de Alonso.
O time francês não conseguiu fazer o chamado trabalho de equipe e acabou se alinhando para o grid de domingo em P16 e P17.
Durante o período do último safety car na pista, Ocon estava em P8, seguido por Alonso. À frente do francês estava Sebastian Vettel. Esteban pretendia ultrapassar o tetracampeão, mas recebeu uma ordem no rádio para deixar Fernando passar.
Ocon, então, argumentou: “Deixe-me correr. Podemos perder tudo agora na relargada, ao passo que seu engenheiro lhe respondeu: “Esteban, não quero você brigando com o Fernando. Está entendido?” “Eu preciso passar Vettel agora. Eu não vou brigar com Fernando”, informou o francês.
Ocon manteve sua palavra, ultrapassando Sebastian Vettel antes de dar passagem para Alonso. Otmar Szafnauer foi questionado sobre o momento: “O ‘deixe-me correr’ foi para ultrapassar Sebastian na relargada. E Sebastian, se bem me lembro, estava com pneus médios usados naquele momento, nós estávamos com os macios.”
“Esteban estava certo ao dizer deixe-me correr antes de permitir que Fernando passasse. Ele estava absolutamente certo em fazer isso e terminou em um lugar mais alto por causa disso”, disse o chefe da equipe à Sky Sports.
“Eles fizeram o que realmente se espera de pilotos profissionais de corrida. Eles estavam em estratégias diferentes, eles entenderam isso conforme discutimos antes. Fernando estava nas três paradas, então ele estava com pneus mais frescos no final e Esteban o deixou passar depois que ele queria atacar Sebastian, e funcionou muito bem”, concluiu.
Ocon concluiu a prova em P8 e Alonso em P5. Com a pontuação dupla, a Alpine abriu vantagem de 19 pontos na disputa pelo quarto lugar do campeonato de construtores, uma vez que a McLaren sofreu com dois abandonos.