Falando à filial alemã do Eurosport, o ex-piloto de F1, Hans-Joachim Stuck, comentou sobre a corrida no Brasil em 2022. Stuck criticou a atitude de Max Verstappen no GP de São Paulo, dizendo que o holandês tem ‘falta de disciplina’.
No GP de São Paulo, Verstappen estava uma posição à frente de seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que naquele momento estava na disputa pelo P2 no campeonato de pilotos com Charles Leclerc da Ferrari. O holandês, que já tinha conquistado seu bicampeonato, mas mesmo assim se recusou a deixar Perez ultrapassá-lo, o que poderia ajudar o mexicano na disputa com Leclerc. Mesmo com o pedido da Red Bull, Verstappen manteve sua posição à frente de Perez.
“Do meu ponto de vista, isso é falta de disciplina. O primeiro mandamento na Fórmula 1 é seguir as instruções da equipe incondicionalmente, porque os pilotos assinaram um contrato”, disse Stuck.
Após a corrida no Brasil, Stuck conversou por telefone com o ex-chefe da F1, que também foi proprietário de equipe, Bernie Ecclestone sobre o incidente. “Ele foi muito claro sobre isso. Se um de seus pilotos não tivesse cumprido tal instrução, Bernie o teria expulsado da equipe”.
Embora o alemão critique a atitude de Verstappen, o ex-piloto também valoriza o talento do holandês. “O desempenho de Verstappen está um passo acima de todos os outros no momento. Você tem que tirar o chapéu para ele”. Ainda assim, Stuck acha que a estrutura dentro da Red Bull foi atrapalhada pelo incidente no Brasil.