F1: Stroll perde 3 posições no grid por atrapalhar Ocon na qualificação


Lance Stroll, da equipe Aston Martin Aramco Cognizant F1, receberá uma penalidade de três posições no grid de largada para a corrida deste domingo em Montreal devido a um incidente durante a sessão de qualificação do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 de 2023. Stroll foi considerado culpado por impedir desnecessariamente Esteban Ocon na curva 8, violando o Artigo 37.5 do Regulamento Esportivo da FIA.

Com isso, o piloto canadense largará da 16ª posição.

A penalidade foi imposta após os comissários receberem um relatório do Diretor de Corrida e ouvirem os pilotos e representantes das equipes. Eles avaliaram uma série de evidências, incluindo dados de posicionamento/marcação, vídeos, tempo, telemetria, rádio da equipe e vídeos internos dos carros.

Stroll, pilotando o carro 18, afirmou que, embora estivesse ciente da aproximação do carro 31 de Ocon, não teve outra opção senão permanecer na linha de corrida seca devido ao frio dos seus pneus de composto macio. Ele alegou que teria sofrido um acidente devido à pista molhada se tivesse se desviado. No entanto, a equipe havia alertado Stroll sobre a proximidade de Ocon, e os comissários concluíram que ele poderia ter reduzido a velocidade no trecho reto entre as curvas 7 e 8 e permitido a passagem do carro 31.

Devido a essa avaliação, os comissários determinaram que Stroll impediu desnecessariamente Ocon. Como sempre, os competidores têm o direito de recorrer de determinadas decisões dos comissários, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, dentro dos prazos aplicáveis.

A decisão dos comissários é tomada de forma independente da FIA e se baseia unicamente nos regulamentos relevantes, diretrizes e evidências apresentadas.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Sainz é penalizado por incidente com Gasly e espera “ganhar posições” no Canadá
Próxima F1: Hulkenberg é punido e perde a 2ª posição no grid do GP do Canadá