F1: Stroll critica pistas e novas diretrizes de penalidades na Fórmula 1


Durante a coletiva de imprensa do Grande Prêmio de São Paulo de 2024, realizada nesta quinta-feira, com a presença do F1Mania.net, Lance Stroll ofereceu sua visão sobre a abordagem atual da Fórmula 1 em relação às punições e ao design das pistas. O piloto da Aston Martin destacou preocupações sobre a complexidade das diretrizes e o impacto das grandes áres de escape nos circuitos, fatores que ele considera prejudiciais para a clareza e a justiça das disputas na pista.

Stroll aponta que as grandes áreas de escape – geralmente asfalto em vez de brita ou grama – encorajam os pilotos a frearem tarde demais e ultrapassarem os limites da pista, uma vez que não há penalidades naturais como havia no passado. “Acho que o problema são as pistas,” disse Stroll. “Essas áreas de escape enormes fazem com que os pilotos freiem tarde demais e ultrapassem os limites da pista.”

Ele sugere que o retorno das áreas de brita ou grama seria um passo para resolver a questão, forçando os pilotos a se manterem dentro dos limites da pista e promovendo corridas mais limpas e justas. Esse ponto reflete uma opinião que tem sido debatida por fãs e especialistas: o desejo de retornar a um estilo de corrida que penalize automaticamente o piloto que sai da pista, sem depender de uma análise subjetiva da FIA.

Além das pistas, Stroll expressou insatisfação com as diretrizes complexas da FIA para disputas de posição. Segundo ele, as regras se tornaram confusas, exigindo, por exemplo, que a asa dianteira de um carro esteja ao lado do espelho retrovisor do carro adversário para que se conceda espaço na pista. “No passado, bastava uma parte do carro ao lado de outro para que o espaço fosse cedido,” ele relembra, questionando a necessidade da atual complexidade.

A crítica de Stroll ecoa preocupações comuns entre pilotos e equipes, que frequentemente expressam frustração com a subjetividade e a imprevisibilidade das decisões de penalidade. A complexidade das diretrizes pode dificultar a clareza das disputas, com os pilotos muitas vezes incertos sobre como exatamente devem se comportar para evitar penalidades.

Stroll sugere que esses aspectos merecem consideração para a temporada de 2025. Ele acredita que simplificar as diretrizes e reconsiderar o design das áreas de escape poderiam beneficiar a Fórmula 1, promovendo uma experiência de corrida mais honesta e emocionante tanto para os pilotos quanto para o público. “Talvez algo a se pensar para o próximo ano, mas acho que as áreas de escape são, com certeza, um grande problema,” concluiu.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.

Fonte: f1mania

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