No GP da Itália, a McLaren tinha a chance perfeita para ultrapassar a Red Bull no campeonato e para Lando Norris diminuir a diferença para Max Verstappen. O britânico conquistou a pole position na qualificação, com Oscar Piastri classificando-se em segundo lugar. Enquanto isso, o piloto da Red Bull iria largar de apenas P7.
No entanto, a McLaren não deve ter definido suas prioridades, porque assim que as luzes se apagaram no domingo, Piastri começou a buscar pela liderança do companheiro e, após uma manobra que quase fez os dois colidirem, conseguiu o primeiro lugar.
Norris não conseguiu recuperar a posição, no entanto, devido a uma estratégia de apenas uma parada da Ferrari comparada a duas da McLaren, a equipe italiana se saiu melhor em casa, com Charles Leclerc conquistando a vitória. Piastri terminou em segundo e Norris em terceiro, que agora está a 62 pontos de Verstappen com apenas 8 corridas restantes.
Mesmo com a oportunidade perdida, Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, pareceu contente com a batalha entre seus dois pilotos.
“Os pilotos estavam próximos um do outro, mas isso é porque estavam próximos no grid. Então, para mim, eu dou as boas-vindas e aguardo ansiosamente muitas mais dessas situações. O que precisamos fazer é garantir que, nessas situações, o resultado seja o que funciona melhor para a equipe e para os pilotos.”
Fonte: f1mania