Atualmente, em um fim de semana típico de GP, os trabalhos na pista começam na sexta-feira, com dois treinos livres, depois mais um treino no sábado e a classificação. O domingo é destinado para o espetáculo em si, a corrida.
Já em um final de semana com a Sprint Race, a rotina muda, pilotos e equipes têm apenas duas sessões de treinos. A primeira na sexta, seguida por uma classificação para o grid da Sprint, a segunda sessão no sábado antes da mini-corrida.
A experiência de deixar os três dias de evento mais atrativos para o público começou com três etapas em 2021 e 2022. Para o próximo ano, são esperadas seis provas, em circuitos a definir.
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O fim de semana diferenciado diverge opiniões. Para o chefe da Haas, Guenther Steiner, a Sprint deveria ser como uma prova curta “normal”, ou seja, sem valer a classificação para domingo, somente pontos. Até o momento, os oitos primeiros colocados obtém pontuação.
“É uma corrida como qualquer outra, mas é mais curta e com oito pilotos pontuando ao invés de dez”, disse Steiner. “Sou a favor de mais sprints, pois torna o fim de semana de corrida interessante por ter a classificação na sexta-feira.”
“O que eu gostaria ainda mais é de ter a classificação para a sprint na sexta-feira e a classificação para a corrida principal no sábado de manhã, já que os treinos livres atualmente não são muito significativos para ninguém. Então, no sábado à tarde você tem a sprint, seguida pelo evento principal no domingo”, concluiu.
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