F1: Steiner aponta compreensão das regras como chave para o sucesso da McLaren


Guenther Steiner, ex-chefe da equipe Haas, acredita que a reviravolta da McLaren na F1 foi pelo fato de a equipe ter compreendido como evitar os desafios que outras escuderias enfrentaram com as regras atuais.

A McLaren começou o último período de forma difícil, com uma mudança de direção no desenvolvimento durante o inverno que prejudicou o início da temporada, resultando em dificuldades para acumular pontos. No entanto, uma grande atualização introduzida no meio da temporada na Áustria transformou a competitividade da equipe, levando os quarto lugar com nove pódios.

Levando esse impulso para 2024, a McLaren conquistou 12 pódios nas primeiras 14 corridas, incluindo duas vitórias e se colocou na disputa pelo título, com apenas 42 pontos da Red Bull.

Steiner, que deixou o comando da Haas antes do início da temporada, atribuiu a impressionante virada da McLaren a uma compreensão sólida dos regulamentos: “Absolutamente, e não estou dizendo como eles são bons agora,” disse Steiner. “Eu volto, como você disse com razão, para 2023. Quando eles começaram, eles não estavam em lugar nenhum. Quatro, cinco, seis corridas depois, eles alcançam e começam a ficar bons, entre os três primeiros, os quatro primeiros. Então eles voltam no ano seguinte, em 2024, e dão o próximo passo. Acho que eles realmente entenderam o que é necessário para que os carros funcionem bem sob este regulamento.”

Enquanto a Ferrari começou a temporada como principal desafiante da Red Bull, problemas com atualizações comprometeram sua competitividade. Outras equipes, como Aston Martin e Red Bull, também enfrentaram dificuldades com desenvolvimentos que não entregaram os resultados esperados. As atualizações da McLaren funcionaram conforme o planejado, o que, segundo Steiner, é essencial em uma era onde as equipes não podem confiar completamente nas simulações.

“O salto e todas essas coisas, porque é tão difícil de entender, mas quando você entende, você pode trabalhar nisso e acertar o desenvolvimento, porque muitas pessoas, como vimos este ano, trouxeram atualizações que acabaram por deixar o carro mais lento. Mesmo que no túnel de vento tenha mostrado mais força descendente, certas coisas, você não pode simular no túnel de vento o que essa regulação faz na pista de corrida. A McLaren tem uma compreensão muito boa do que é necessário e desenvolve o carro de acordo com as necessidades reais, não apenas buscando mais força descendente que não pode ser usada porque o carro se torna difícil de dirigir,” concluiu.

Fonte: f1mania

Anteriores ‘Boletim Focus’: mercado financeiro eleva estimativa de inflação em 2024 para 4,2%
Próxima Conheça os sorteados pela Setasc que assistirão ao jogo do Cuiabá neste domingo (21)