O chefe da Haas, Guenther Steiner, afirmou que Mick Schumacher pode ter evoluído e passado a cometer menos erros ao longo da temporada 2022, mas a equipe preferiu dispensar o jovem alemão mesmo assim.
Nico Hulkenberg foi o escolhido para substituir Schumacher em 2023, com o piloto trazendo a experiência de 181 largadas na Fórmula 1.
Realmente Schumacher causou muito prejuízo para a Haas nos estágios iniciais da temporada 2022, com Steiner destacando os fortes acidentes na Arábia Saudita e em Mônaco, causando impacto nas finanças da Haas.
Com o passar da temporada, os erros de Schumacher tornaram-se menos frequentes à medida que seu nível de desempenho melhorou, embora ainda tenha acontecido outro acidente no TL1 molhado no GP do Japão.
A Haas não pode dizer com certeza se esse teria sido o último acidente caro de Schumacher, mas Steiner disse que a equipe não queria mais correr esse risco, então eles escolheram Hulkenberg, um piloto que segundo Steiner, ‘sabe como não fazer isso’.
Questionado no podcast Beyond the Grid, quanto esses acidentes prejudicaram as chances de Schumacher permanecer na Haas, Steiner respondeu: “Não em particular um acidente ou algo assim. Mas e se essas coisas acontecerem no próximo ano novamente, isso nos impede de progredir? Sim, porque com o limite orçamentário, gastar dinheiro assim é basicamente um desperdício, porque você não pode fazer o carro andar mais rápido, é sobre isso.”
“Então, não estou dizendo que ele vai bater os carros do ano que vem, mas ele destruiu três este ano, e aconteceu, porque foi a primeira vez dele em um carro decente, porque o carro do ano passado não era bom. Obviamente ele assumiu mais riscos, e não valeu a pena”, disse Steiner.
“Mas não queríamos mais correr esse risco e resolvemos que iríamos trazer alguém que saiba como não fazer isso, para que possamos nos concentrar em usar o dinheiro no desenvolvimento do carro”, acrescentou o chefe da Haas.
Na próxima temporada a equipe irá contar com uma dupla de pilotos muito experiente na Fórmula 1, pois Hulkenberg será companheiro de equipe do também muito experiente Kevin Magnussen, que retornou para a Haas no início de 2022.