O Diretor de Engenharia de Pista da Mercedes, Andrew Shovlin, fez uma análise das mudanças significativas que as novas regulamentações da Fórmula 1, que entrarão em vigor em 2026, trarão para o grid. Shovlin alertou para ‘armadilhas’ que podem surgir com as novas regras, deixando claro que nem todos os times estarão preparados para as mudanças.
Em entrevista ao Motorsport Week, Shovlin apontou que, enquanto o ‘porpoising’ será coisa do passado devido à nova geometria dos assoalhos, as novas regulamentações não serão isentas de dificuldades: “Sempre haverá armadilhas e sempre haverá equipes que ficarão desapontadas com o trabalho que fizeram”, disse ele, deixando claro que qualquer mudança nas regras é sempre acompanhada de desafios imprevistos.
De acordo com Shovlin, as mudanças visam retornar a um layout mais parecido com o dos carros anteriores a 2022, mas ele não acredita que a adaptação será simples: “O que posso dizer é que as regulamentações voltam para a geração anterior de carros, onde é improvável que tenhamos os mesmos problemas de ‘porpoising’ que marcaram o início dessas regras”, afirmou.
Além das mudanças nos assoalhos dos carros, as alterações nos motores de combustão e unidades híbridas também terão um grande impacto na forma como os pilotos competem. A partir de 2026, os motores da F1 terão um equilíbrio de 50-50 entre a energia elétrica e a energia de combustão, com isso, surgem novas possibilidades para estratégias de corrida.
Também a introdução de aerodinâmica ativa e um botão de sobrecarga (semelhante ao sistema de ‘push-to-pass’ da IndyCar), trarão mais opções estratégicas durante as corridas. Segundo Shovlin, essa mudança significa que os pilotos terão de gerenciar com mais precisão a energia disponível, com foco na coleta e no uso eficiente dessa energia para otimizar a performance.

“Há uma escassez de energia e você precisa fazer tudo o que puder para coletar o máximo possível. Quando você tem essa escassez de energia, cria uma oportunidade estratégica para o piloto, então entender onde você pode usá-la será fundamental”, acrescentou.
Além disso, o novo regulamento pode alterar a forma como as ultrapassagens acontecem nas corridas. Shovlin explicou que as manobras de ultrapassagem podem se tornar mais complexas, com múltiplas oportunidades ao longo de uma única volta: “Haverá situações em que será relativamente fácil ultrapassar no início da volta, mas você pode ser ultrapassado de novo mais tarde, caso tenha feito a manobra de maneira errada. A Fórmula 1 vai evoluir nesse sentido”, finalizou.
Shovlin destacou que, embora não espere uma grande diferença no desempenho, as novas regulamentações exigirão mais estratégia dos pilotos e das equipes. O cenário em 2026 promete ser desafiador, com novas variáveis em jogo nas corridas.
Fonte: f1mania






