O consultor da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que Liam Lawson estará correndo na Fórmula 1 como piloto titular na temporada de 2025.
Lawson foi chamado para substituir Daniel Ricciardo na AlphaTauri, após o australiano sofrer uma fratura na mão esquerda durante o TL2 do GP da Holanda.
O neozelandês impressionou nas corridas desde então, com suas boas atuações, e conseguiu conquistar seus primeiros pontos na F1 em Singapura com um P9. No entanto, apesar de sua sequência de boas performances, o piloto de 21 anos não recebeu uma vaga de titular para a próxima temporada, com Ricciardo e Yuki Tsunoda continuando na AlphaTauri, e Lawson ficando como reserva tanto na própria AlphaTauri como na Red Bull.
Recentemente, o chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que não havia garantias sobre o futuro de Lawson. No entanto, em entrevista ao Kleine Zeitung, Marko afirmou: “Ele é um piloto combativo e um dos mais fortes em duelos. Com a função de piloto reserva, ele terá uma grande tarefa no próximo ano, mas até 2025, no mais tardar, ele estará em um carro de Fórmula 1 de qualquer maneira.”
O programa de pilotos juniores estabelecido pela Red Bull, ficou conhecido como um dos esquemas mais rigorosos, mas bem-sucedidos no automobilismo. Ele lançou pilotos que provaram ser vencedores de corridas, como Sebastian Vettel e Ricciardo, na Fórmula 1, mas também viu muitos deles ficarem aquém das expectativas.
“Lawson certamente tem potencial para ser um vencedor de GPs, pois ele dominou todas as tarefas até agora, mesmo nas condições mais difíceis”, disse Marko. “Ele foi literalmente jogado na chuva fria em sua estreia em Zandvoort”, concluiu o consultor da Red Bull.
Fonte: f1mania