O jornalista de Fórmula 1, Will Buxton, acredita que o ato de Max Verstappen se recusar a seguir as ordens da equipe, mostrou muita petulância de sua parte, na corrida em Interlagos.
Verstappen passou por seu companheiro de equipe na Red Bull, Sergio Perez e ficou em sexto lugar nos momentos finais do GP de São Paulo, com a Red Bull dando a ele a oportunidade de tentar alcançar e ultrapassar Fernando Alonso da Alpine, e Charles Leclerc da Ferrari, que estavam à frente.
Correndo com danos em seu carro após uma colisão na primeira volta com Lewis Hamilton da Mercedes, Verstappen não teve ritmo para alcançar o carro da Alpine à sua frente, então seu engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase, o instruiu a devolver a posição a Perez para a bandeira quadriculada, já que Perez está na disputa pelo P2 no campeonato de pilotos com Leclerc.
Verstappen se recusou a devolver a posição, dizendo sem rodeios no rádio da equipe: “Eu já disse a vocês no verão passado, pessoal. Não pergunte isso de novo para mim, ok? Estamos claros sobre isso? Eu tenho minhas razões e mantenho isso.”
Buxton, apresentador da F1 TV e colaborador regular da série ‘Drive to Survive’ da Netflix, acha que a recusa de Verstappen em devolver os favores feitos a ele por Perez, principalmente na temporada passada, mostrou desrespeito ao mexicano e à Red Bull como um todo.
Em um post no Twitter, que teve ganhou mais de 110.000 ‘curtidas’, Buxton escreveu: “Por tudo que Checo fez para ajudar seus títulos, com o resultado em Interlagos não significando nada para Max, ele desrespeitou seu companheiro de equipe e também sua equipe.”
Buxton não está sozinho nessa opinião, com o ex-piloto de Fórmula 1 e comentarista na Sky F1, Karun Chandhok, também rotulando a recusa de Verstappen em ceder a posição de ‘míope’, dado que ele pode precisar da ajuda de Perez novamente em futuros desafios pelo título.
Postando em um tópico separado no Twitter sobre a situação, Buxton acha que Verstappen não ajudando a Red Bull nesta ocasião, mostra que ele ainda tem ‘muito a aprender’ em certos aspectos.
Ele acrescentou: “A Red Bull nunca teve uma dobradinha no campeonato de pilotos, e esse é agora o objetivo declarado deles. Sua recusa em ajudá-los naquele momento, mostrou petulância e uma maldade míope, triste, e egoísta. Ele ainda não é um piloto completo. Ele tem muito a aprender.”
Perez agora vai para a última corrida da temporada empatado em pontos com Leclerc pelo segundo lugar no campeonato de pilotos, e o mexicano ficou muito irritado com a atitude do holandês, dizendo que ‘isso mostra quem ele realmente é’.