F1: Segundo jornal francês, Binotto pode ser o novo chefe na Alpine


Mattia Binotto, ex-chefe da equipe Ferrari, está sendo apontado como o possível novo chefe de equipe na Alpine, de acordo com informações do L’Auto Journal.

O jornal francês informou que o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, teria escolhido Binotto para assumir o cargo deixado por Otmar Szafnauer, que saiu da Alpine após o GP da Bélgica, como parte de uma saída em massa de funcionários de alto escalão.

Atualmente, a Alpine ocupa a sexta posição no campeonato de construtores na F1, com 57 pontos, estando 46 pontos atrás da próxima melhor equipe, a McLaren.

Binotto, que foi substituído na Ferrari por Fred Vasseur em 2023, foi visto anteriormente no paddock da Fórmula 1 em Silverstone. O L’Auto Journal também informou que o italiano esteve presente em um teste privado de pneus da Pirelli em Spa após o GP da Bélgica.

Relatos indicam que Binotto já teria aceitado a oferta para ser chefe da equipe na Alpine, e seu papel pode incluir um foco mais amplo dentro da equipe francesa. Entende-se que o italiano só consideraria ofertas que permitissem que ele reestruturasse uma equipe da maneira que ele julgasse adequada. A hierarquia de liderança existente da Renault tornaria tal feito difícil para Binotto sem algum tipo de autonomia.

Segundo essas informações, Binotto pode assumir oficialmente o cargo em setembro. Até lá, Bruno Famin continuará atuando como chefe interino.

O jornalista italiano Leo Turrini escreveu para o Quotidiano: “Na França, eles dizem que Binotto já tem o acordo com a Alpine. Não ficaria surpreso, e já escrevi isso. Conheço Mattia há quase 30 anos. Ele é uma pessoa inteligente, talvez minada por um excesso de autoestima.”

“Ele teve a Ferrari nas mãos por alguns anos, era o seu sonho realizado. Outros sonhos, no entanto, fracassaram, também devido à sua própria responsabilidade. Ele cometeu erros, mas nem sempre foi ajudado. Confiou nos amigos errados e na parte de comunicação foi um desastre. Algumas de suas declarações clamam por vingança. Mas para evitar dúvidas, ele é uma pessoa inteligente. Se encontrar um mentor em De Meo e aprender a ouvir mais, ele pode fazer coisas muito boas”, encerrou Turrini.

Fonte: f1mania

Anteriores Inep divulga gabarito preliminar de prova da 1ª etapa do Revalida
Próxima Bancada do Norte estabelece prioridades para a infraestrutura regional