A Ferrari informou que ‘redesenhou completamente’ seu carro para a temporada 2023 da Fórmula 1. Mudanças foram feitas em nível aerodinâmico, mas muita coisa também aconteceu em termos de motor. Com isso, a equipe espera sofrer menos problemas de confiabilidade este ano.
Algumas pessoas consideram que a Ferrari teve o carro mais rápido do grid da F1 em 2022, apesar da forte temporada da Red Bull. Essa velocidade ficou mais evidente na qualificação, onde o F1-75 superou o RB18 em diversas ocasiões. Nas corridas, por outro lado, a equipe italiana na maioria das vezes foi superada pela Red Bull.
Com o SF-23, a Ferrari espera dar um grande passo à frente. “Nosso carro de 2023 é uma evolução daquele que usamos no ano passado, mas, na realidade, foi completamente redesenhado”, disse Enrico Cardile, chefe do departamento de chassis, em um comunicado à imprensa da Ferrari. Entre outras coisas, a suspensão foi redesenhada para ajudar na aerodinâmica e ajustar melhor o carro na pista. O nariz e a asa dianteira também passaram por uma transformação.
Além das mudanças aerodinâmicas, o motor também mereceu muita atenção. Charles Leclerc e Carlos Sainz foram afetados por problemas de confiabilidade mais de uma vez em 2022, então isso estava no topo da lista de prioridades. “As únicas modificações permitidas são aquelas relacionadas à confiabilidade, que foi nosso ‘calcanhar de Aquiles’ na última temporada”, disse Enrico Gualtieri, chefe do departamento de motores. “Focamos no motor de combustão interna e nos motores elétricos.”
Ele continuou: “Procuramos entender as causas dos problemas que tivemos em 2022, e usamos todas as ferramentas disponíveis para tentar resolvê-los. Envolveu todas as áreas, para tentar e testar novas soluções em um espaço muito curto de tempo”, concluiu Gualtieri.
Fonte: f1mania