A equipe Sauber (Stake F1 Team) se manteve atenta às mudanças nas condições climáticas em Xangai, para registrar um Q3 com os dois carros na primeira sessão de classificação Sprint do ano. Valtteri Bottas e Zhou Guanyu pareciam à vontade no Circuito Internacional de Xangai desde o início da única sessão de treinos livres do fim de semana, e superaram o Q1 sob nuvens ameaçadoras no tiroteio da tarde. Duas boas tentativas de abertura no Q2 foram suficientes para garantir uma vaga entre os dez primeiros, já que a chegada da chuva impossibilitou qualquer piloto de melhorar suas voltas. Bottas e Zhou alinharão em nono e décimo lugares do grid respectivamente, boas posições de largada para tentar somar pontos na corrida Sprint de amanhã, antes do GP da China de Fórmula 1 no domingo.
Alessandro Bravi, chefe da equipe: Hoje foi um dia positivo para nós, não apenas por termos ambos os carros no Q3, mas também pelo desempenho demonstrado com o composto de pneu médio em piso seco no Q1. A equipe fez um trabalho muito bom e ambos os pilotos conseguiram executar voltas limpas e sem erros. Acredito que isso aumenta a confiança da equipe. Começamos a trazer melhorias há algumas corridas e parece que estamos indo na direção certa. Sabemos que cada fim de semana apresenta os seus próprios desafios, especialmente aqui com um formato Sprint e condições mistas, que podem ser bastante exigentes para todas as equipes, mas vimos que com um bom pacote, podemos consolidar o desempenho demonstrado na sessão de hoje. Começar entre os dez primeiros pode abrir uma oportunidade para marcarmos pontos, e sabemos da importância de somar pontos. Uma grande homenagem à nossa equipe, tanto em Hinwil como na pista. Mantemos a cabeça baixa e nos concentraremos no resto do final de semana. Nosso trabalho não termina aqui, mas ter a confirmação de nossa capacidade de brigar por pontos é reconfortante. Estamos entusiasmados em correr e retribuir aos fãs chineses que nos mostraram um tremendo apoio e amor”, concluiu.
Bottas: “Hoje foi um grande dia para a equipe. Os dois carros entre os dez primeiros é como queremos começar um fim de semana de corrida. Experimentamos condições mistas, algo que nunca é fácil, mas é reconfortante saber que estaríamos lá em cima independentemente do tempo. Estou realmente feliz por Zhou e pelos fãs chineses, pois chegar ao Q3 na corrida em casa é especial. Embora ainda seja bastante desafiador avaliar o ritmo de corrida de todos após o TL1, especialmente com a evolução das condições da pista, daremos tudo de nós amanhã. A equipe fez um ótimo trabalho e com o apoio extra dos torcedores chineses, pretendemos lutar por pontos na Sprint e entregar um bom desempenho na sessão de classificação para o GP amanhã”, acrescentou.
Zhou: “É ótimo estar no Q3. As voltas continuaram acontecendo, do Q1 ao Q2. Havia muito potencial no carro, mas no final, na chuva no Q3, só tivemos uma volta para conseguir o melhor resultaod possível, e eu estava apenas tentando dar uma boa volta, mesmo com todos lutando muito com a aderência. Estou feliz com o dia, com dois carros no Q3. Os fãs foram sensacionais e mal posso esperar pelo resto do fim de semana. Os pontos amanhã serão apenas para os oito primeiros, mas estamos dando um passo a passo. Colocamos dois carros entre os dez primeiros hoje e daremos tudo amanhã. Os caras com quem estamos lutando pelos pontos serão fortes, mas temos uma chance e estamos prontos para isso”, finalizou o piloto chinês.
Fonte: f1mania