F1: Sainz se defende de críticas após polêmica do Virtual Safety Car no México


Carlos Sainz se manifestou sobre a polêmica envolvendo a ativação do Virtual Safety Car (VSC), após seu abandono na parte final do GP do México de Fórmula 1. O espanhol, que enfrentou dificuldades no final da corrida, explicou que tomou todas as medidas possíveis para garantir a segurança do carro antes de abandonar a pista. Seu abandono, que ocorreu na volta 68, no trecho do estádio do Autódromo Hermanos Rodríguez, foi o motivo pelo qual a neutralização da corrida foi acionada.

Embora a decisão tenha gerado críticas, com muitos questionando o impacto da VSC na luta pelo pódio, Sainz acredita que não havia outra alternativa. Ao ser questionado sobre a situação, ele afirmou: “Eu entrei na parte interna da barreira de proteção com o carro, tentando evitar qualquer Safety Car ou VSC. Acho que fiz a coisa mais segura que poderia fazer. Tive um superaquecimento no pneu e dei uma rodada, mas de qualquer forma, teria que abandonar naquele momento”, disse ele.

O incidente ocorreu no momento em que Max Verstappen se aproximava de Charles Leclerc para disputar a segunda posição, e Oscar Piastri também pressionava Oliver Bearman pelo quarto lugar. A expectativa era de um final emocionante, mas a neutralização impediu que o público assistisse a uma disputa intensa, mesmo com a retirada do VSC na última volta, quando Verstappen tentou superar Leclerc, mas não conseguiu.

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing in Sprint qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Sainz também explicou que, embora tenha tido problemas na parte inicial da corrida, a decisão de parar foi motivada por danos no carro, que afetaram seus pneus e sensores de velocidade. Além disso, o espanhol recebeu duas penalidades por excesso de velocidade no pit lane, o que complicou ainda mais sua jornada no México.

“Danifiquei a minha roda, o que afetou o primeiro conjunto de pneus, o sensor da roda, os sensores de velocidade do pneu e o limitador de velocidade nos boxes não estava funcionando”, completou, justificando as duas ocasiões que ultrapassou o limite de velocidade no pit lane, ao fazer suas duas paradas para troca de pneus.

Apesar dos contratempos, o piloto de Williams afirmou que fez tudo o que pôde para garantir a segurança, e destacou que o incidente foi uma combinação de circunstâncias que estavam além do seu controle.

Fonte: f1mania

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