Trechos de rádio não exibidos na transmissão oficial do GP da Itália de Fórmula 1, revelaram um momento de tensão entre Carlos Sainz e a Williams, quando o espanhol foi instruído a ceder posição para o companheiro de equipe, Alexander Albon nas voltas iniciais da corrida em Monza.
Sainz, que vinha em oitavo lugar, começou a enfrentar dificuldades com os pneus médios, enquanto Albon, logo atrás em nono, tinha melhor ritmo com compostos duros. Após um erro do espanhol na segunda chicane, a equipe ordenou a troca de posições.
Resistente à ideia, Sainz pediu para antecipar sua parada no fim da volta 24, acreditando que perderia menos tempo de corrida dessa forma: “Por que não paramos, então? Box no fim desta volta. Assim não perco tempo de prova”, respondeu ao engenheiro Gaetan Jego.
A equipe, no entanto, recusou: “Se você parar agora, vai voltar atrás de cinco carros em um trem de DRS. Eles não têm ritmo, e você ainda está se afastando deles. É melhor ficar na pista e seguir a instrução”, afirmou Jego, reforçando a necessidade de obedecer ao chamado.
Mesmo contestando, Sainz acabou acatando a ordem na volta 25 e abriu espaço para que Albon completasse a manobra: “Eu acho que há mais a ganhar, não concordo, por favor”, ainda disse ele.

O britânico-tailandês seguiu em ritmo forte e terminou em sétimo, garantindo seu quarto resultado nos pontos nas últimas seis provas. Já Sainz caiu para 11º após um toque no fim da corrida com Oliver Bearman, da Haas.
Após a prova, o espanhol justificou sua resistência inicial: “Eu precisava de perspectiva e da visão completa da corrida, entender o que estava acontecendo antes de fazermos a troca, e uma vez que explicaram, eu deixei passar”, acrescentou.
Sainz já havia demonstrado incômodo com a gestão de ordens internas na corrida em Miami, quando perdeu posição para Albon acreditando que o companheiro, com problemas de confiabilidade, permaneceria atrás: “Isso não é como eu corro. Não me importo, perdi muita confiança em tudo”, desabafou pelo rádio ao final daquela corrida.
Ciente da situação, o chefe da equipe, James Vowles, garantiu que a Williams vai ‘apertar significativamente’ a comunicação interna para evitar novos mal-entendidos entre seus pilotos.
Fonte: f1mania