F1: Russell acredita que os sidepods do W13 não são o problema no desempenho


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O novo regulamento da Fórmula 1 para 2022 representou um grande desafio para todas as equipes. A Mercedes, que venceu os últimos oito campeonatos de construtores sucessivamente, acabou sendo um pouco mais pressionada.

Enquanto a Red Bull, rival na disputa pelo título em 2021, apresentou um carro mais do que capaz de competir consistentemente na frente sob os novos regulamentos, a Mercedes não conseguiu fazer o mesmo.

Seu W13 mostrou ‘flashes’ de desempenho, com George Russell conquistando sua primeira pole na carreira no GP da Hungria, enquanto Lewis Hamilton chegou a ficar na disputa para vencer o GP da Holanda. Mas, como as etapas na Bélgica e na Itália mostraram, o W13 ainda não é capaz de competir contra Red Bull e Ferrari na frente de forma consistente.

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A Mercedes seguiu um caminho muito diferente com o design de seu carro de 2022, e o mais impressionante foram os sidepods estreitos, comumente chamados de conceito ‘zero-pod’.

Questionado pela Sky Sports F1, sobre o desempenho desigual do W13, Russell respondeu: “Acho que entendemos exatamente por que em circuitos como Zandvoort e Budapeste, éramos competitivos, e por que em circuitos como Monza e Spa não éramos competitivos.”

“Isso não significa que podemos resolver os problemas da noite para o dia, mas temos que continuar desenvolvendo este carro e no próximo ano será uma evolução disso, e acho que agora temos uma direção totalmente clara sobre como fazer esse desenvolvimento”, disse ele.

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Russell, porém, não acredita que os sidepods sejam o principal fator por trás do nível de desempenho da Mercedes. Em vez disso, ele acha que é necessária uma visão mais ampla para encontrar os problemas.

“Obviamente, temos um design bastante único com esses sidepods, não está fora de questão que continuaremos com esse design, mas também não está descartado que mudemos totalmente a filosofia. Mas, em última análise, se temos os sidepods largos ou os sidepods estreitos, esse não é o diferencial de desempenho, há mais do que isso”, concluiu.

Faltando seis etapas para o encerramento da temporada 2022, a Mercedes está em P3 no campeonato de construtores, 35 pontos atrás da Ferrari, mas a equipe alemã acredita ser perfeitamente possível terminar o ano ocupando o P2 entre as equipes.

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