F1: Rossi esclarece por que chamou Ocon de ‘pelo menos um segundo piloto muito bom’


O CEO da Alpine, Laurent Rossi, afirmou em 2021, que Esteban Ocon é ‘pelo menos um segundo piloto muito bom’, mas o significado não é tão duro quanto parece.

Ocon agora se estabeleceu firmemente na equipe Alpine, com a temporada 2023 da Fórmula 1, sendo sua quarta consecutiva com a equipe de Enstone. O francês tem um contrato que o compromete com a equipe até o final de 2024.

Essa continuidade é algo que Rossi disse não ter sido concedida a Ocon no passado, com a equipe decidindo que ele precisava de uma garantia para realmente se estabelecer na F1, após passagens anteriores pela Manor e Force India/Racing Point.

Rossi se referiu a Ocon em 2021, dizendo: “Se não posso ter material garantido para ser campeão, pelo menos tenho um excelente segundo piloto”.

Mas voltando aos dias atuais, Rossi explicou no podcast ‘Beyond the Grid’, que quando ele disse que Ocon é ‘um segundo piloto muito bom’, não estava se referindo a Ocon como um piloto de nível dois dentro de uma equipe.

“Não há mistério sobre o fato de que tentei muito rapidamente fazer com que Esteban se sentisse confortável na equipe”, disse Rossi.

“Porque Esteban, o que foi notável sobre esse menino é que ele nunca teve um caminho fácil. Todos os anos, ou quase todos os anos, ele ouvia: ‘Isso, acabou, é o fim da estrada conosco e você precisa encontrar outro caminho no próximo ano’. O que é superdifícil, ainda mais em uma carreira assim.”

“Você precisa se sentir confortável com o fato de que vai correr por um tempo, e realmente pode fazer deste trabalho o seu trabalho de verdade, não apenas um hobby, e nunca foi tão fácil para ele”, afirmou Rossi.

“E independentemente disso, eu também sabia que esse garoto teve sucesso em todas as categorias, correu contra Max (Verstappen), Charles (Leclerc), e ele os venceu ao longo do tempo no passado. Então pensei: ‘Sim tem algum potencial, vamos colocá-lo em uma zona mais confortável’, mas não totalmente confortável, porque ele precisa estar na ponta dos pés o tempo todo, isso é importante, mas vamos ver o que ele mostra se dermos a ele um ambiente com um pouco de paz de espírito.”

“Por isso que decidimos apostar nele por três anos, e dar a ele um pouco mais de pista também, porque naquela época, para ser honesto, ninguém queria vir para a Alpine, vamos ser claros”, acrescentou o CEO da Alpine.

“E eu disse que Esteban é pelo menos um segundo piloto muito bom. Todos interpretaram isso de maneiras diferentes, mas quando digo isso, é como se não houvesse primeiro e segundo piloto na Ferrari, mas tenho certeza de que muitas pessoas acham que existe isso! É assim na Mercedes também, e acho que Esteban seria um desses dois, qualquer pessoa que você escolher em ambos os times, então foi isso que eu quis dizer”, finalizou Rossi.

Fonte: f1mania

Anteriores Secretária do Tesouro dos EUA diz que perdeu o fim de semana com a falência do SVB
Próxima F1: Problemas internos na Ferrari estariam aumentando gravemente