Daniel Ricciardo afirmou que só retornará ao grid da Fórmula 1 como piloto titular, se for em uma vaga competitiva, parecendo descartar a possibilidade de se associar a uma equipe do pelotão intermediário ou do final do grid.
Ricciardo foi dispensado pela McLaren no final da temporada 2022, após dois anos difíceis com a equipe de Woking, e não conseguiu uma vaga de titular em outra equipe para 2023.
Para 2023, ele assumiu a função de terceiro piloto em sua ex-equipe, a Red Bull, e esteve presente no paddock de Melbourne no final de semana do GP da Austrália.
O piloto de 33 anos sugeriu que está começando a entender por que sua passagem pela McLaren não deu certo.
“Quando você está correndo na temporada, é implacável”, disse ele à Fox Sports. “Tudo o que você realmente tem a chance de fazer é dissecar a última corrida e dizer: ‘Ok, a configuração foi esta e faremos isso na próxima vez’. Você realmente não dá uma olhada no quadro geral.”
“Mesmo agora, olho para trás e até mesmo para os últimos dois anos na McLaren e penso: ‘Ok, entendo por que isso não funcionou. Eu teria feito algumas coisas melhor ou feito de maneira diferente’,” disse ele.
“Portanto, estou em uma posição agora, apenas alguns meses depois da última temporada, em que, se voltar ao grid no ano que vem, já tenho coisas que quero fazer diferente e isso é muito legal. Eu não teria isso se ainda estivesse no carro de corrida”, acrescentou.
Ricciardo afirmou durante o fim de semana em Melbourne, que sua adrenalina estava aumentando por estar de volta ao paddock, dando a entender que está ansioso para voltar.
Mas o oito vezes vencedor de GP, disse que só estará interessado em voltar para o cockpit, se uma vaga em uma equipe de ponta estiver disponível.
“Uma coisa que quero tirar deste ano, é que vou saber o que quero, mas também quero saber o que não quero”, disse ele. “E acho que já posso responder a isso.”
“Não quero voltar ao marco zero. Não quero apenas estar no grid, só para estar lá, e lutar pelo 18º lugar. Portanto, não quero estar no grid a qualquer custo”, afirmou o australiano.
“Eu sei que é mais difícil ir direto para uma equipe de ponta em termos de disponibilidade. Mas eu sei que é onde eu quero estar. Sei que prospero nessas situações em que há mais em jogo.”
“Acho que neste ponto da minha carreira, ter essa verdadeira fome e motivação para correr na frente, isso é tudo que eu realmente quero. Sei que provavelmente torna um pouco mais difícil de conseguir, mas é o que estou procurando”, encerrou Ricciardo.
Fonte: f1mania