F1: Relembre corridas da F1 que terminaram com safety-car


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O GP da Itália da F1 no último final de semana teve um final bastante borocoxó. Max Verstappen garantiu a vitória da disputa atrás do safety-car, que permaneceu no traçado até os metros finais.

Na volta 46 de 53 em Monza, a McLaren de Daniel Ricciardo apresentou problemas e o australiano foi obrigado a parar. Em zona perigosa, o carro de segurança se fez necessário até que a pista ficasse liberada.

Acontece que o veículo se manteve no traçado por todas as voltas finais e entrou nos boxes unicamente para que os competidores cruzassem a linha de chegada. Apesar de bastante anticlímax, não foi a primeira vez que aconteceu algo neste estilo na F1.

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GP do Canadá de 1999 – Essa foi a primeira vez que uma prova da categoria máxima terminou sob regime de safety-car. Após quatro intervenções ao longo da disputa, Heinz-Harald Frentzen bateu na curva 3 e fez Mikka Hakkinen ser o primeiro vencedor atrás do carro de segurança.

GP da Austrália de 2009 – A prova australiana trouxe algo impressionante para a história. Estreando com a Brawn, Jenson Button e Rubens Barrichello garantiram dobradinha, tudo porque Sebastian Vettel e Robert Kubica se encontraram a duas voltas para o fim – a dupla estava na segunda e terceira colocações, respectivamente.

GP da Itália de 2009 – Na mesma temporada, mais uma vez um GP precisou terminar atrás do carro de segurança. Dessa vez, foi porque Lewis Hamilton bateu na última volta, mas como Barrichello já havia aberto o último giro, o veículo não foi visto na pista.

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GP de Mônaco de 2010 – Mark Webber foi um dos pilotos que venceu atrás do safety-car. Naquele ano, Jarno Trulli e Karun Chandhok bateram na volta 70 e provocou a saída do carro de segurança. Inclusive, a prova trouxe uma controvérsia, já que Michael Schumacher ultrapassou Fernando Alonso antes da linha de chegada – no final, o alemão recebeu 20s de punição, saiu da zona de pontos e a F1 trouxe mais clareza para as regras.

GP do Brasil de 2012 – Na decisão de Interlagos, que trouxe o título para Vettel, o safety-car foi necessário após um acidente envolvendo Paul di Resta na penúltima volta. Quem venceu foi Button, que alcançou o recorde de duas vitórias atrás do veículo de segurança.

GP do Canadá de 2014 – Após 15 anos, mais uma vez a corrida no Canadá precisou terminar sob regime de safety-car. Dessa vez, Sergio Pérez e Felipe Massa bateram na primeira curva da volta 70, provocando a saída do carro – pouco antes, Daniel Ricciardo fez ultrapassagem em cima de Nico Rosberg para garantir o triunfo.

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GP da China de 2015 – Na reta principal do circuito, a Red Bull de Max Verstappen apresentou problemas e parou no traçado a duas voltas do fim, provocando o acionamento do veículo de segurança, que não voltou aos boxes até a bandeira quadriculada.

GP do Bahrein de 2019 – Restando apenas quatro voltas para o final, ambas Renault de Ricciardo e Nico Hülkenberg tiveram problemas e pararam na pista, trazendo o safety-car para o traçado. Cinco giros antes, Hamilton ultrapassou Charles Leclerc para garantir a vitória – em terceiro, foi primeiro pódio da carreira do monegasco.

GP do Bahrein de 2020 – Um ano mais tarde e mais uma vez a corrida precisou ser decidida atrás do carro de segurança. O causador, agora, foi Pérez que parou com três voltas para o final quando estava nas posições do pódio. Depois, o carro do mexicano pegou fogo e causou bandeira dupla amarela antes do acionamento do veículo.

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