No GP do Canadá realizado no Autódromo Gilles Villeneuve, Max Verstappen, da equipe Red Bull, garantiu mais uma vitória na temporada 2023 da Fórmula 1. O holandês demonstrou seu grande domínio ao liderar todas as 71 voltas da corrida e subir ao degrau mais alto do pódio.
A corrida teve algumas mudanças após a classificação, devido a penalizações. Yuki Tsunoda, Carlos Sainz e Nico Hülkenberg perderam posições no grid, o que resultou em mudanças no pelotão. Fernando Alonso, da Aston Martin, acabou dividindo a primeira fila de largada com Verstappen devido à penalização ao alemão da Haas.
Apesar das condições molhadas da pista, Verstappen manteve sua posição na pole-position. As condições climáticas no domingo estavam secas, com temperatura de 19ºC e temperatura do asfalto de 33ºC.
Na largada, Verstappen manteve a liderança, enquanto Lewis Hamilton conseguiu uma excelente saída e ultrapassou Alonso, assumindo a segunda colocação. A maioria dos pilotos optou por pneus médios no início da corrida, exceto por alguns que escolheram pneus duros ou macios.
Verstappen logo abriu uma grande vantagem para Hamilton, enquanto Alonso pressionava o piloto da Mercedes. Durante a corrida, alguns pilotos tiveram problemas e fizeram paradas nos boxes. Verstappen, Hamilton e Alonso fizeram suas trocas de pneus, enquanto Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, optaram por permanecer na pista.
Com o desenrolar da corrida, Verstappen continuou dominando a prova, mantendo uma vantagem confortável sobre Hamilton e Alonso. Enquanto isso, os pilotos buscavam ganhar posições no pelotão intermediário. Russell, que havia sofrido um acidente, fez uma prova de recuperação notável, escalando o pelotão até a oitava colocação.
Com metade da corrida concluída, a ordem na pista era Verstappen liderando, seguido por Alonso, Hamilton, Leclerc, Sainz, Pérez, Ocon, Bottas, Norris e Piastri completando os dez primeiros.
Conforme a corrida se aproximava do final, Hamilton não desistiu de alcançar Alonso e lutou para terminar em segundo lugar. No entanto, Alonso defendeu sua posição com sucesso, cruzando a linha de chegada em segundo lugar, com Hamilton em terceiro.
Verstappen garantiu sua 41ª vitória na carreira, igualando o número de vitórias de Ayrton Senna. O holandês conquistou sua segunda vitória no Canadá e sexta vitória na temporada de 2023 da Fórmula 1. Alonso e Hamilton completaram o pódio.
A classificação final do GP do Canadá foi a seguinte:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
7) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
10) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
13) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
15) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
16) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
18) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
OUT) George Russell (Mercedes)
OUT) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
Com mais essa vitória, Verstappen solidifica sua posição como líder do campeonato de pilotos, aumentando sua vantagem sobre os concorrentes. A próxima corrida da Fórmula 1 será o GP da Áustria, que promete trazer mais emoções e disputas acirradas entre os pilotos.
Fonte: f1mania