F1: Red Bull tenta descobrir quem vazou a violação de teto orçamentário


0001127691_hires_04e6eip0h9uz5t0j112ww0njjn9c-1

Recentemente, foi constatado pela FIA que a Red Bull quebrou o teto orçamentário de 2021. A equipe austríaca assinou um acordo de violação, no qual sua penalidade será uma multa de US$ 7 milhões, e 10% a menos de tempo no túnel de vento. Essas foram as punições consideradas adequadas, já que a equipe de Milton Keynes ultrapassou o limite de custos em US$ 2,2 milhões. Ainda que este assunto sido resolvido, para Christian Horner, chefe da equipe, há uma questão a ser esclarecida: quem vazou as informações do teto orçamentário da Red Bull para os rivais?

Foi no final de setembro quando a Auto, Motor und Sport deu a notícia de que duas equipes teria excedido o limite de gastos do ano passado, uma delas sendo a Red Bull. No entanto, não se sabe quem levantou o fato e deu as informações ao portal de notícias. Essa é uma resposta que Horner está procurando.

“As acusações feitas em Singapura foram extremamente perturbadoras para todos os membros da equipe, todos os nossos parceiros, todos os envolvidos na Red Bull.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

“Obviamente, qualquer forma de vazamento de informações é preocupante.

“É algo que pretendemos que seja acompanhado.”

O chefe da equipe não acredita que tenha sido a FIA a soltar a informação antes, de forma não oficial. Ele chamou as acusações de trapaça, acrescentando que “são os rumores mais desagradáveis e completamente infundados com as alegações mais sérias. Mas isso não veio da FIA, veio dos concorrentes.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

O britânico disse à Sky Deutschland que gostaria de saber de onde as informações vieram em primeiro lugar. “Não pode ser que duas equipes com conhecimento detalhado tenham se tornado públicas antes de sermos informados.”

Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse que Horner deveria olhar internamente o vazamento de informação. Em entrevista a Sky, ele afirmou: “O vazamento não veio da FIA, mas há 10 diretores financeiros que se sentam juntos o ano todo e descobrem quem fez o quê.

“Houve uma violação, não importa como aconteceu. Violação é violação.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Quem falou sobre isso? Acho que foram os diretores financeiros.”

Wolff ainda acrescentou que os esforços da Red Bull para descobrir quem vazou as informações são um “show à parte”, e que era uma “tentativa de desviar a atenção.”

No entanto, não só a Red Bull acabou sendo pega violando o teto de gastos, pois as informações vazadas para a mídia também falavam de uma outra equipe, a Aston Martin – que depois também foi constatado ter excedido o teto orçamentário. Para a equipe britânica, foi um problema burocrático e não financeiro, mas acabaram tendo que lidar com as acusações da mesma forma.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

Assim, na tentativa da Red Bull de descobrir quem vazou as informações, certamente é uma questão que a Aston Martin também está curiosa para saber e irá querer participar.

Anteriores Seduc reúne prefeitos em seminário para discutir repasses à Educação
Próxima Mar do Sertão: Deodora planeja vingança contra Tertúlio