O ex-piloto de F1 e proprietário da Andretti Racing, Michael Andretti, disse que a Red Bull não tem interesse em vender a AlphaTauri para eles, apesar dos boatos que a equipe estaria à venda.
2022 foi o pior ano da história da AlphaTauri, com o AT03 provando ser um enigma difícil para a equipe resolver.
Em seu último ano com a equipe irmã da Red Bull, Pierre Gasly terminou em 14º na classificação de pilotos, enquanto seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda terminou em 17º.
A equipe também ficou apenas na nona posição (penúltima colocada) no campeonato de construtores, ficando à frente apenas da Williams.
Esse desempenho contrastou muito com o da sua equipe irmã, que garantiu os títulos de pilotos e construtores, além de vencer 17 corridas de um total de 22 GPs no ano.
Com isso em mente e após a morte do co-fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, em outubro, começaram a surgir rumores de que a equipe austríaca está aberta a ofertas pela AlphaTauri.
Também houve palavras ‘curiosas’ de Helmut Marko, que disse que faria pouco sentido fazer alterações na Red Bull Racing, mas havia uma necessidade de fazer isso na AlphaTauri.
“Houve conversas iniciais com nosso novo chefe (após o falecimento de Dietrich Mateschitz), Sr. Mintzlaff, e há um acordo de que não faria sentido reestruturar um pacote de sucesso como a Red Bull Racing”, disse o consultor da equipe à Auto Motor und Sport. “Onde há necessidade é na AlphaTauri, que não foi satisfatória em 2022.”
Dada a popularidade da F1, presumivelmente não faltariam interessados em comprar a AlphaTauri e Andretti parece ser o cliente perfeito, pois vem tentando levar seu time para a Fórmula 1, sem sucesso até o momento, mas Michael Andretti revelou que a Red Bull ‘não está interessada’.
“Não, eles não estão interessados”, disse Andretti ao IndyStar sobre a disposição da Red Bull de manter negociações sobre a Alpha Tauri. “Mas estamos trabalhando todos os dias (para conseguir a liberação para o próprio time). Ainda estou confiante. Estamos chegando perto. Ainda não recebemos o ‘OK’, mas estamos chegando muito perto”, disse ele.
Andretti disse anteriormente que esperava essa confirmação para poder levar seu time para a F1, como um ‘belo presente de Natal’, mas isso ainda não se concretizou, faltando bem poucos dias para o Natal.