Parece ter surgido algum fato novo na questão da Red Bull ter ultrapassado o limite de custos da F1 na temporada passada, com a equipe cancelando a entrevista coletiva para abordar o assunto, que estava programada antes do GP dos EUA.
A Red Bull está enfrentando fortes críticas das demais equipes da F1, depois que a FIA finalmente anunciou após semanas de especulações, que a Red Bull foi a única equipe que ultrapassou o limite de custos na temporada de 2021.
Está sendo divulgado que a Red Bull teria ultrapassado um total de US$ 1,8 milhão, colocando a equipe na categoria, ‘Pequeno excesso de gastos’, conforme estabelecido pela FIA.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Um ‘Pequeno excesso de gastos’ pode resultar nas seguintes sanções:
– Repreensão pública.
– Dedução de pontos do Campeonato de Construtores concedidos para o Campeonato que ocorreu dentro do Período de Relatório da violação.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
– Dedução de pontos do Campeonato de Pilotos concedidos para o Campeonato que ocorreu dentro do Período de Relatório da violação.
– Suspensão de uma ou mais etapas de uma Competição ou Competições, excluindo, para evitar dúvidas, a própria corrida.
– Limitações na capacidade de realizar testes aerodinâmicos ou outros; e/ou redução do Limite de Custo.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
No entanto, a Red Bull tem afirmado consistentemente que, com base em seus cálculos e nas contas apresentadas para a temporada de 2021, eles não cometeram nenhuma violação.
Para abordar o problema mais uma vez, surgiu na noite de quinta-feira em Austin a informação que a Red Bull planejava realizar uma entrevista coletiva na manhã dessa sexta-feira, antes das primeiras sessões de treinos livres no Circuito das Américas (COTA).
Mas, de acordo com o respeitado jornalista de F1 Erik van Haren, da publicação holandesa, De Telegraaf, essa coletiva de imprensa não vai mais acontecer.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
“A Red Bull planejava realizar uma entrevista coletiva na sexta-feira de manhã sobre o limite orçamentário, mas isso não vai acontecer”, disse Van Haren no Twitter. “Christian Horner quer primeiro conversar com o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.”
Uma informação que vem circulando no paddock da F1, é que a FIA teria se aproximado da Red Bull para tentar chegar a um acordo com a equipe.
Por enquanto, nada oficial ainda foi divulgado em relação à punição que a Red Bull irá receber.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-6’); });