Max Verstappen teve o desfecho mais inesperado no GP da Austrália da F1. Após 43 provas consecutivas terminadas, o holandês teve problemas no freio e abandonou a disputa ainda nas primeiras voltas, ligando o sinal de alerta dentro da Red Bull.
O tricampeão não abandonada uma corrida desde o mesmo GP da Austrália, só que de 2022. Após a prova, afirmou que parecia pilotar com o freio de mão puxado, declaração similar a de Charles Leclerc no Bahrein, quando teve problema similar. Vale dizer que a partir deste ano, tanto o time austríaco quanto a Ferrari usam discos de freio da Brembo.
O exato motivo para o abandono de Max ainda vai ser investigado, mas Christian Horner já deu um primeiro parecer. “Acho que podemos ver que houve um problema em que a pinça criou o freio para acionar e isso aconteceu desde o início da corrida. Então, você pode ver o calor aumentando e acho que já na segunda volta foi como se Max acionasse o freio de mão na curva 3”, falou.
“Ele teve um momento ali, depois outro que permitiu que Carlos [Sainz] o ultrapassasse, estava se preparando para voltar e depois teve outro momento, e então, começamos a ver a fumaça e depois o fogo.”
Com a mudança para a marca italiana Brembo, a questão de Verstappen pode ser estrutural, já que Leclerc sofreu de questão semelhante algumas corridas atrás. Antes, a Red Bull usava a Carbon Industries e fez a troca pela primeira vez no Bahrein. A mudança se deu porque a nova fornecedora trouxe uma evolução nas pinças de freio.
Fonte: f1mania