A Fórmula 1 está reavaliando a realização das corridas de Sprint como eventos independentes para a temporada de 2023.
Em 2021, três GPs receberam a Sprint, com o formato permanecendo inalterado, exceto com relação a distribuição de pontos, para 2022.
No formato atual, a sessão de qualificação de sexta-feira define o grid para a corrida Sprint do sábado, de 100 km, com o resultado dessa corrida determinando a ordem de largada do GP de domingo.
Houve críticas ao formato devido à relevância questionável da segunda sessão de treinos de sábado, porque as configurações já estão definidas.
Além disso, os pilotos evitam correr riscos excessivos na corrida de Sprint por não quererem abrir mão de sua posição no grid para o GP.
A F1 pretende expandir as corridas de Sprint para a temporada 2023 e contará com seis eventos, cujos locais devem ser revelados nas próximas semanas.
Agora, a F1 está avaliando o formato da Sprint para 2023 em meio a sugestões de que pode separar a corrida de 100 km da corrida principal.
A ideia foi debatida pela primeira vez após a corrida inaugural de Sprint no Grande Prêmio da Inglaterra no ano passado.
Isso significaria que a sessão de qualificação de sexta-feira definiria o grid para o GP de domingo, com a Sprint acontecendo independentemente do GP.
A última Sprint da temporada acontece neste fim de semana no GP de São Paulo.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’, diretamente de Interlagos, o GP de São Paulo da Fórmula 1 2022 com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia de Vivo.