F1: Quando é possível a McLaren conquistar o título de Construtores?


A McLaren caminha a passos largos para conquistar o Mundial de Construtores da temporada 2025 da Fórmula 1. Inclusive, já é possível começar a fazer as contas para saber quando o título pode vir.

Nas 15 etapas disputadas até o momento do calendário, o time britânico conseguiu nada menos do que 12 vitórias, além de ter conseguido 25 pódios de 30 possíveis. Por conta disso, soma nada menos que 584 pontos na liderança.

Nisso, o time de Woking caminha para conseguir seu décimo título entre equipes, superando a Williams como a segunda colocada da história e ficando atrás apenas da Ferrari, que hoje conta com 16.

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

E no GP da Holanda, a McLaren ainda contou com a grande sorte. Apesar de Lando Norris não ter cruzado a linha de chegada, a Ferrari, vice-líder entre os Construtores, teve um abandono duplo e, portanto, o campeonato pode ser decidido em apenas duas corridas.

Matematicamente, a McLaren pode conseguir o título de equipes de 2025 no GP do Azerbaijão, em Baku, no dia 21 de setembro. Para que isso aconteça, é necessário que:

a McLaren consiga um máximo de 43 pontos de cada um dos GPs da Itália e Azerbaijão. Isso os levaria a 670 tentos após a prova em Baku; adversários mais próximos, a Ferrari pontuar 27 pontos em cada uma dessas corridas, chegando em terceiro e quarto, elevando a escuderia de Maranello para 314 pontos após Baku.

Isso daria à McLaren uma vantagem de 356 pontos, com 346 restantes nos últimos sete GPs, três dos quais são corridas Sprint. Portanto, isso significa que a McLaren pode vencer o Mundial de Construtores de 2025 na 17ª rodada da temporada de 24 corridas.

Fonte: f1mania

Anteriores Ao vivo: STF julga Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe
Próxima 'Traidores da pátria': Lula fala de soberania e avanços econômicos em pronunciamento de 7 de setembro