F1: qual foi a última vez que um piloto brasileiro venceu um GP?


O Brasil possui muita tradição na Fórmula 1. Terceiro colocado no ranking de nações com o maior número de títulos mundiais, nosso país registra oito vitórias, sendo duas de Emerson Fittipaldi, três de Nelson Piquet e três de Ayrton Senna. Desde 2017, ano em que Felipe Massa se aposentou, nenhum brasileiro disputou pela categoria. Mas isso está para mudar em 2025.

Isso porque, na última quarta-feira (6), Gabriel Bortoleto fechou contrato com a Sauber. Atualmente, a equipe suíça tem como titulares Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, que ainda não divulgaram seu futuro no automobilismo e darão espaço para que o brasileiro ocupe uma das vagas ao lado do alemão Nico Hulkenberg, titular da Haas nesta temporada.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Vale dizer ainda que o contrato de Bortoleto é “plurianual” — o que significa que ele também deverá compor o grid em 2026. No outro ano, porém, além do novo regulamento que será adotado pela Fórmula 1, a Sauber não será mais uma equipe, pois passará a atuar como escuderia de fábrica da Audi.

Além de ter sido campeão da Fórmula 3 no ano passado, ao correr pela Trident, Bortoleto é o atual líder da Fórmula 2, que está a duas corridas do final da temporada. O paulistano de 20 anos está com 169,5 pontos no campeonato e também faz parte de um programa da McLaren para jovens atletas. Já a sua carreira é administrada por Fernando Alonso, piloto espanhol de 43 anos que integra a equipe da Aston Martin.

Como mencionado, a última vez em que um brasileiro disputou pela Fórmula 1 foi em 2017, quando Felipe Massa correu pela Williams. Se falarmos em vitórias, porém, faz mais tempo que nosso país não tem um representante no pódio.

A última vitória tupiniquim em um GP de Fórmula 1 aconteceu em setembro de 2009, quando Rubens Barrichello se consagrou o campeão do GP de Monza, na Itália. Naquele ano, o piloto corria pela Brawn e finalizou a temporada em terceiro lugar, atrás de Sebastian Vettel e Jenson Button, que ocupava a outra cadeira titular na equipe de Rubinho.

Um mês antes de ocupar o primeiro lugar do pódio na Itália, Barrichello havia dado mais uma vitória ao Brasil na mesma temporada. Em agosto, o paulista venceu o GP da Espanha, que a partir de 2026 passará a acontecer em uma pista de rua em Madrid.

Apesar de nunca ter sido campeão de uma temporada da categoria, Massa coleciona 11 vitórias e 41 pódios ao longo da carreira. Além disso, o piloto carrega o título de ser o último brasileiro a ter vencido um GP do Brasil. A conquista em casa aconteceu em 2008 pela Scuderia Ferrari, ao disputar o primeiro lugar contra Lewis Hamilton.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores USDA eleva estimativa para safra global de trigo 24/25, mas reduz produção da Rússia
Próxima PF e Promotoria Eleitoral fazem operação contra compra de voto e aliciamento de indígenas em MT