Adrian Newey é um nome referência na Fórmula 1 quando o assunto é design dos carros. Ao longo da carreira, 23 de seus projetos foram campeões na categoria, sendo o mais recente o RB18 na última temporada.
Em conversa no podcast Beyond the Grid, Alain Prost relembrou o tempo de trabalho com Newey na Williams. Em 1993 o francês conquistou seu quarto título mundial com um carro, o FW15C, projetado por Adrian.
Prost admirava o modo do engenheiro britânico conduzir seu trabalho, a base de muita conversa e desenhos feitos à mão.
“Adorava conversar com Adrian. Adrian está ouvindo você, fazendo perguntas o tempo todo. Você nunca tem uma discussão com Adrian. Você está conversando com Adrian e ele está ouvindo, e então ele faz o que acha melhor, mas nunca diz o que vai fazer, ou se você está certo ou errado. Nada. Apenas ouvindo e conversando.”
“Eu amo isso, você sabe, é por isso que ele é o melhor. Quero dizer, não sei agora, mas quando ele estava na McLaren me lembro de ir ao escritório dele e ele estava desenhando algumas partes do carro à mão. É inacreditável.”
“Mas também a forma como ele está trabalhando e ouvindo é fantástico para os engenheiros que trabalham com ele, traz energia e sinergia, essa capacidade é fantástica.”
O tetracampeão também apontou que vê algumas semelhanças de personalidade com o atual projetista da Red Bull.
“Quando eu estava com ele em 93, quer dizer, como piloto falando, eu não sabia que ele também estava pilotando, com certeza aí dá para ver a paixão.”
“Eu não sabia, mas Adrian nunca diria a você: ‘Ok, eu pilotei este carro, eu pilotei aquele, eu senti isso e você sente o mesmo?’ Ou qualquer outra coisa, ele nunca compararia nada, porque ele sabe que a Fórmula 1 é muito diferente.”
“Na verdade, somos muito parecidos. Você sempre ouve, e se você é um piloto de corrida, sempre quer ter o melhor, sabe, e com Adrian é o mesmo. É por isso que ele vai falar com você, mas sem fazer perguntas, mas a resposta vai ser natural porque ele é como parte da sua família. Ele é muito diferente”, enfatizou Prost.
Fonte: f1mania