O desempenho da McLaren no GP da Itália de Fórmula 1 será revisado detalhadamente pela equipe na fábrica. Mas não será por causa de seu ritmo, já que a McLaren mais uma vez se mostrou como a equipe a ser batida na parte da frente do grid. No entanto, as decisões tomadas pela equipe em termos de estratégia, permitiram que Oscar Piastri terminasse à frente de Lando Norris em vez de priorizar este último em sua disputa pelo título de pilotos. Essa ‘indecisão’ vai custar caro para a McLaren, segundo o ex-mecânico da F1 e atual comentarista, Marc Prestley.
Após Norris ter feito a pole, seguido por Piastri em P2 no grid de largada em Monza, essa era a oportunidade perfeita para Norris diminuir consideravelmente a diferença para Max Verstappen, que até então era de 70 pontos, além do fato que o holandês largou mais atrás em P7. No entanto, após falhar em tomar uma decisão sobre priorizar Norris em sua disputa pelo título, isso permitiu que Piastri fizesse uma ousada manobra na primeira volta, superando Norris, o que significou que ele terminou em P3 atrás de seu companheiro de equipe em P2 e Charles Leclerc em P1. Com isso a diferença para Verstappen caiu apenas para 62 pontos.
Analisando o GP de Monza em seu canal no YouTube, o ex-mecânico da McLaren, Priestley, disse que houve pelo menos dois momentos de loucura da McLaren: “Se você é da McLaren, pode olhar para dois momentos particulares. Um foi aquela volta inicial, e isso se resume a dar instruções muito claras aos pilotos. E então, no final da corrida, eles poderiam ter trocado seus pilotos. Ambos teriam terminado em segundo e terceiro, mas poderia ter sido Lando em segundo e Oscar em terceiro, e não haveria nada de errado em fazer isso”, afirmou.
Também não é a primeira vez que uma troca de posição entre os pilotos da equipe, causa controvérsia na McLaren. No GP da Hungria, Piastri liderava a corrida e estava a caminho de sua primeira vitória na F1 com uma grande atuação. No entanto, ele foi ultrapassado por Norris durante a segunda rodada de paradas nos boxes, devido a uma estratégia da equipe para defender o piloto britânico dos ataques que sofria naquele momento, e embora Norris tenha sido informado que tinha que devolver a posição, parecia que ele não faria isso até apenas duas voltas para o final da corrida. Mas se a McLaren tivesse se mantido firme e mantido Norris em P1, havia mais pontos a serem oferecidos para diminuir a diferença no campeonato de pilotos.
Priestley continuou, dizendo que a McLaren tomou uma decisão ruim ao não priorizar Norris em 2024: “Se eles tivessem escolhido priorizar Norris, isso teria lhe dado mais três pontos sobre Max Verstappen. Agora, já sabemos que eles perderam sete pontos no início da temporada quando tiveram aquelas artimanhas de troca de piloto na corrida na Hungria. Esse é agora um número considerável de pontos que estão começando a se acumular que foram perdidos, que foram deixados na mesa por indecisão ou decisões ruins”, completou.
Fonte: f1mania