O Circuito Internacional de Lusail irá receber mais uma vez a Fórmula 1 como anfitrião do GP do Catar neste próximo final de semana. A F1 correu no local pela primeira vez em 2021, não retornando em 2022, mas voltando ao calendário da categoria a partir de 2023.
Com a chuva sendo uma presença frequente em várias corridas este ano, as equipes não terão que se preocupar com uma pista encharcada neste fim de semana, devido ao clima no Catar.
O país é conhecido por seu calor intenso, e nos próximos quatro dias, a temperatura deve frequentemente atingir a marca dos 40 graus Celsius, e às vezes, até mesmo exceder esse número.
De acordo com o WeerOnline.nl, o dia mais quente provavelmente será o sábado, após o qual o vento mudará um pouco para nordeste e virá do mar, proporcionando alguns graus de ‘refresco’.
O fim de semana também marcará o retorno do formato de corrida Sprint, com a única sessão de treino livre e a sessão de classificação acontecendo na sexta-feira.
Temperaturas de cerca de 40 graus são esperadas para a sessão de treino livre, enquanto um vento relativamente forte deve atingir a pista.
As temperaturas diminuirão um pouco para a classificação à noite, mas ainda permanecerão em torno de desafiadores 35 graus.
O restante do fim de semana não será muito mais fresco, especialmente no sábado, quando as temperaturas devem subir para 40 a 41 graus. Durante a corrida de Sprint à noite, a temperatura ainda estará em torno de 34 graus. O vento será forte novamente, com rajadas de vento entre 50 e 55 km/h previstas.
No domingo, o vento mudará um pouco para nordeste e a marca dos 40 graus provavelmente não será ultrapassada, mas a temperatura ainda alcançará 38 a 39 graus.
Durante a corrida à noite, a temperatura estará em torno de 33 graus na pista, e com isso, os pilotos enfrentarão um desafio extra de lidar com as condições climáticas extremamente quentes durante o GP do Catar.
Fonte: f1mania