F1 prestes a decidir sobre proibição de mantas térmicas para pneus em 2024


A Fórmula 1 está prestes a decidir se a categoria seguirá em frente com a planejada proibição das mantas térmicas para pneus a partir de 2024.

Durante o teste pós-GP da Inglaterra em Silverstone, algumas equipes, incluindo a Red Bull com Daniel Ricciardo ao volante, utilizaram os novos pneus desenvolvidos pela Pirelli para 2024.

Os pilotos estão divididos sobre se a F1 deve prosseguir com a proibição das mantas térmicas para pneus.

“Eu não tenho todas as respostas no momento”, disse Charles Leclerc, da Ferrari, que testou os pneus durante um teste anterior da Pirelli em Barcelona. “Tenho que dizer que, nas condições que tive durante o teste, foi bom. Em temperaturas mais baixas, eu não sei. Aí está a grande incógnita”, acrescentou.

Mario Isola, chefe da Pirelli, afirmou que a decisão será tomada na próxima reunião da Comissão da Fórmula 1.

“A Comissão da F1 vai decidir se vamos proibir as mantas térmicas ou não”, confirmou Isola. “Estamos elaborando um relatório agora, um resumo executivo para os chefes de equipe, para que eles não precisem ler 40 ou 50 páginas. Obviamente, também forneceremos todos os dados aos especialistas em pneus das equipes”, acrescentou Isola. “Se quisermos continuar por mais um ano com as mantas térmicas, faremos isso.”

Isola admite que os pneus sem mantas térmicas são diferentes, o que significa que os pilotos precisam aquecê-los por conta própria quando entram na pista.

“Precisamos entender qual é o impacto nas estratégias de corrida, porque obviamente não queremos que o espetáculo seja prejudicado pela nova situação. No entanto, a direção acordada com todos os envolvidos na Fórmula 1 é reduzir o impacto no meio ambiente e tornar o esporte mais sustentável, e é isso que estamos fazendo”, encerrou Isola.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Tsunoda sonha com Red Bull, mas reconhece desafios futuros
Próxima Andretti acredita que Palou pode ter sucesso se for para a F1