F1: Pourchaire pode ser ameaça para Zhou na Alfa Romeo-Sauber


Theo Pourchaire imediatamente mostrou qual é seu objetivo para esta temporada, no primeiro final de semana da Fórmula 2 em 2023, e é o título na categoria. Depois de ser vice-campeão em 2022, atrás de Felipe Drugovich, Pourchaire quer esse título para tentar uma vaga na Fórmula 1 em 2024.

A temporada 2023 de Pourchaire na F2 teve um excelente começo. O piloto de 19 anos dominou no Bahrein com o tempo mais rápido na qualificação, que foi sete décimos mais rápido que o segundo colocado.

O francês também foi consistente na corrida. No sábado, ele subiu de P10 para P5 na corrida sprint, e no domingo, ninguém conseguiu ameaçar sua posição de liderança e ele venceu a prova.

Isso colocou o piloto júnior da Sauber Academy na liderança com 32 pontos. Ralph Boschung é seu rival mais próximo com 28 pontos. O suíço venceu a corrida sprint e terminou em segundo na corrida no domingo. Ainda assim, a ART Grand Prix, em particular, parece ser o time a ser batido este ano, já que o companheiro de equipe de Pourchaire, Victor Martins, também teve um bom desempenho com um segundo lugar na qualificação e P3 na corrida sprint.

As apostas são altas para Pourchaire este ano. Em 2022, ele também definiu o título da F2 como uma grande meta, mas foi derrotado por Felipe Drugovich em sua segunda temporada na categoria, mas o francês continua focado em uma oportunidade na F1.

Pourchaire faz parte da Sauber Academy desde 2019. Nessa academia, ele conquistou o campeonato ADAC de Fórmula 4 (2019) e terminou em segundo lugar na Fórmula 3 (2020), e P2 na Fórmula 2 (2022). Isso não rendeu mais do que uma função de reserva na equipe de F1 da Sauber (Alfa Romeo) para 2023.

Então, Pourchaire sabe o que tem que fazer. Conquistar o título na F2. Enquanto Valtteri Bottas tem um contrato de vários anos com a Alfa Romeo, Guanyu Zhou está garantido apenas até o final de 2023. Portanto, há uma oportunidade para Pourchaire.

Zhou não conquistou um título de F2, mas mudou para a F1 depois de terminar em terceiro atrás de Oscar Piastri e Robert Shwartzman em sua terceira temporada na F2. Em 2022, também não conseguiu convencer na F1 ao lado de Bottas. Ele perdeu o duelo de qualificação por 14-7 e uma diferença média de 0,526s. Zhou também marcou muito menos pontos do que seu companheiro de equipe. Valtteri chegou a 49, Zhou a 6.

Como piloto reserva, é provável que Pourchaire pilote o C43 da Alfa Romeo durante alguns TL1s em 2023, como fez em 2022, permitindo que a equipe compare diretamente o francês com os pilotos atuais. Pourchaire não está sozinho ao lidar com Zhou, pois há outro candidato.

A Audi vai assumir a equipe Sauber a partir de 2026, o nome de Mick Schumacher também está sendo cogitado na equipe. O alemão perdeu sua vaga na Haas e é o piloto reserva da Mercedes em 2023. O filho de Michael Schumacher espera que sua nacionalidade alemã e experiência na F1 ajudem na candidatura para essa vaga.

Fonte: f1mania

Anteriores Governo faz nova proposta de aumento de 9% para servidores
Próxima Agenda verde perde peso para Biden? Projeto de exploração de petróleo no Alasca ganha atenção