Nesta terça-feira, foi anunciado que a F1 terá seis eventos Sprint a partir de 2023. Além disso, outras mudanças estão sendo planejadas para os próximos anos, entre elas, penalidades no grid, safety cars e DRS. Isso tudo em uma tentativa da FIA de melhorar o show para os fãs, e trazer mais competitividade para a pista.
A F1 é um dos poucos esportes onde as regras podem mudar constantemente, e de acordo com a Auto, Motor und Sport, o safety car pode desaparecer no futuro. Hoje em dia, são poucas as situações em que o safety car comum é acionado e entra em pista, pois na maioria das vezes, o safety car virtual (VSC) acaba fazendo o trabalho. No entanto, muitas vezes o VSC dá uma vantagem aos pilotos que estejam passando perto do pit lane, e conseguem trocar os pneus sem perder muito tempo nos boxes. Sendo assim, no momento seria preferível a continuação do safety car físico. Porém, um GP terminar em safety car, como aconteceu em Monza, provavelmente não deve mais ocorrer.
Outra área que pode mudar é a do DRS. Atualmente, o sistema de DRS se faz necessário para que ultrapassagens sejam mais simples, e as disputas mais acirradas. Mas exatamente por esta dificuldade dos carros de ultrapassarem sem a asa móvel, alterações estão sendo analisadas. Um dos projetos seria de que o DRS poderia ser acionado desde a primeira volta – hoje ele só pode ser usado depois de duas voltas completas.
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Uma outra proposta foi feita, para tornar o DRS parecido com o sistema de ‘push to pass’ da Indycar. Assim, a asa móvel teria um tempo limite em cada volta para ser usado. Nele, os pilotos têm um impulso de cerca de 60 cv durante 150 a 200 segundos por corrida.
Os fins de semana de corrida também são uma questão em pauta. A F1 gostaria que cada dia do fim de semana de corrida tivesse um destaque, como acontece nos fins de semana de Sprint Race, quando na sexta-feira acontece a classificação, no sábado é realizada a corrida sprint que define o grid para a corrida de domingo. De 2023 para frente, foi confirmado que acontecerão seis eventos Sprint, mas além disso, a F1 ainda pensa em colocar uma segunda sessão de qualificação. Isso seria realizado de seguinte forma: uma sessão de treino e uma qualificação Sprint na sexta-feira, uma qualificação comum para o GP e uma corrida Sprint no sábado, e no domingo aconteceria o GP normalmente.